quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Roteiro: Paris em 4 dias (França)

Olá! Nosso quinto e último destino da viagem que fizemos pelo Reino Unido e arredores, foi Paris. Saindo de Londres, fomos para lá de trem pela companhia Eurostar. Em menos de 2 horas, cruzamos o Canal da Mancha e chegamos à França. Veja detalhes sobre isto, além de informações úteis e mais dicas sobre Paris CLICANDO AQUI.

Montamos este roteiro para quem vai dar um pulo rápido em Paris e quer aproveitar o que tem de melhor da cidade. Aproveite!

DIA 1

Bairro da Amélie, reduto da boemia, Moulin Rouge, Igreja de Sacré-Cœur, cafés charmosos, lojinhas de souvenirs baratinhos... por essas e outras começamos Paris por Montmartre, que é um dos bairros mais famosos da cidade. Desça no metrô Abbesses e saia explorando esta charmosa colina de Paris.


Cimetiere Montmartre 
Cemitério de Montmartre
Metrôs próximos: Place de Clichy e La Fourche.

Neste cemitério você pode visitar os túmulos de gênios das ciências, artes, literatura e outras áreas. Logo na entrada principal, estão à disposição mapas plastificados com a localização dos túmulos famosos. Você pode/deve pegar e devolver o mapa ao final da visita. Alguns famosos que deve-se visitar são: Andre Ampère, Alexandre Dumas, François Truffaut, Edgar Degas, Stendhal, Émile Zola. Veja toda a lista aqui.
Prepare-se para caminhar bastante, os túmulos famosos são muito distantes um do outro. Mas a paisagem é bem agradável, com muitas árvores e jazigos interessantes para observar.


Basilique du Sacré-Cœur 
Basílica do Sagrado Coração
Metrô próximo: Abbesses

Próximo ao metrô Abbesses, você já sai naquelas ruazinhas íngremes de Montmartre cheias de comércio, cafés e lanchonetes. É um ambiente popular, com muitos turistas por m² como em toda Paris. Siga o fluxo e você já verá a igreja ao fundo. Suba as escadarias (não é muita coisa, dá para fazer a pé) ou pegue um bondinho/funicular para subir o monte. Pelo funicular você subirá em apenas 1 minuto e meio, pagando o mesmo que um passe de metrô.
A escadaria é um dos famosos sets do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, então depois do primeiro lance damos de cara com o carrossel da cena.



Foi bem emocionante estar lá. Mas calma que ainda tem uns bons lances de escada para chegar à Basílica. Vá sem pressa e aprecie a vista da cidade lá de cima, além de observar artistas de rua, pintores, desenhistas e pessoas apenas sentadas nos degraus, comendo e conversando.
Não chegamos a entrar na Basílica, mas sua arquitetura externa já é tão bela e imponente, que vale a visita.

ATENÇÃO! Logo depois do primeiro lance de escadas, você provavelmente esbarrará com o famoso golpe da fitinha de Paris. Vimos turistas dando meia-volta por medo e indo embora, mas não achamos necessário. O golpe consiste em: homens (geralmente imigrantes do norte da África) que tentam amarrar uma fitinha no seu braço e depois agressivamente exigem dinheiro pelo "souvenir" forçado. A dica é: feche a cara, passe reto, não responda e segure fortemente seus braços junto ao corpo. Um deles tentou puxar meu antebraço, mas consegui desvencilhar. Se você não estiver a fim de passar por esta "emoção", não pegue a escadaria e vá de bondinho.


Place de la Bastille
Praça da Bastilha
Wikipedia (user: JSquish)
Metrô próximo: Bastille.

A Collone de Juillet (Coluna de Julho) é um dos símbolos mais importantes pós Revolução Francesa. Com certeza todos lembramos pelo menos do termo "Queda/Tomada da Bastilha" que tanto ouvimos na escola.
A praça e seu monumento estão localizados onde era a prisão da Bastilha, que foi destruída no século XVIII. Pelo que pudemos perceber, não há nenhum caminho para entrar na praça, ela está situada em uma rotatória e não há passagens subterrâneas para chegar lá. Mas você pode vê-la da calçada e vale à pena pela história.

DICA GORDA! Passe no restaurante The Grilled Cheese Factory. Fica num espaço pequeno, com uma decoração jovem e moderna. Todas as receitas levam queijo e os atendentes parecem aqueles caras que desistiram dos seus empregos tristes e abriram um restaurante descolado. Tente o muffin de Nutella e o sanduíche de mac&cheese. Yummy!


DIA 2

Torre Eiffel (dia)

Metrô próximo: Trocadero.

A famosa Torre Eiffel, claro, é uma das atrações que nenhum turista vai perder e seria uma bobagem recomendar. Mas deixamos aqui algumas dicas para deixar sua visita mais tranquila.
O metrô Trocadero não é o metrô mais próximo do pé da Torre, mas lá de cima você terá uma visão perfeita dela (diria até emocionante para quem vai pela primeira vez). Depois disso, desça as escadas e caminhe em direção ao monumento.
Não importa o dia da semana, a Torre Eiffel sempre vai ter muitos visitantes. Então, se você quiser subir nela, é melhor se programar e comprar o ingresso antes pela internet. Isso evita um pouco o tanto de filas que você iria enfrentar.
São algumas opções e preços de tickets, acesse aqui para saber mais e comprar o seu.

ATENÇÃO! Nosso hostel nos deu dicas para evitar golpes nas proximidades da Torre. Uma delas é alguém aparecer para você fingindo ser surdo-mudo e pedir uma contribuição. O hostel sugeria: SAY A BIG NO! (diga um grande não!).
Não passamos exatamente por esta experiência, mas uma parecida. Dissemos um pequeno não, porque somos fofas... mas deu certo!
Também há muito trombadinha na região, inclusive lá em cima na Torre. Fique de olho nos seus pertences.


Les Invalides

Metrô próximo: Invalides.

O Hôtel National des Invalides é um enorme monumento construído no século XVII por Luís XIV, para dar abrigo como um hospital aos inválidos dos seus exércitos. Atualmente ainda acolhe os inválidos, mas é também uma igreja, necrópole e sede de vários museus.
Visite o domo (cúpula) coberto de ouro dentro da igreja. E na mesma área, você pode visitar o túmulo de Napoleão Bonaparte.
O valor da entrada são 9 €, veja mais aqui.
Para saber sobre o Museu das Armas que fica no mesmo conjunto de prédios, siga as dicas do site Conexão Paris.


Arc de Triomphe
Arco do Triunfo
Metrô próximo: Charles de Gaulle-Etoíle.

Localizado numa das mais famosas avenidas do mundo, a Champs Élysées, o Arco do Triunfo é um dos mais belos monumentos da França e um dos símbolos mais amados dos franceses. Fora construído no século XIX em comemoração às vitórias militares do Napoleão Bonaparte.  
Você pode subir no monumento e contemplar a incrível Paris lá de cima, vendo também a Torre Eiffel, Basílica de Sacre-Cœur e muito mais. Não fomos, mas o site Conexão Paris recomenda o passeio. Clique e veja mais sobre!   


Champs Élysées
Créditos: Wikipedia (user: Benh LIEU SONG)

Metrôs próximos: Charles de Gaulle-Etoíle, George V, Franklin D. Roosevelt, Champs Élysées Clemenceau e Concorde.

A avenida Champs Élysées é a avenida mais impactante de Paris. Ligando o Arco do Triunfo à Place de La Concorde, é um reduto fashion com lojas das melhores marcas do mundo, bons restaurantes e hotéis. Claro que você irá passar por lá, então dê uma olhada nas lojas e serviços da avenida por este link.

DICA PARA QUEM CURTE COSMÉTICOS! Passe na Sephora da Champs Élysées. É um sonho, a loja é gigante e os produtos da própria Sephora são muito mais em conta que no Brasil. Vale à pena.


Pub Crawl na Bastilha

Metrô próximo: Bastille.

O bairro Bastille é famoso por sua noite movimentada. Por isso, aconselhamos o Pub Crawl que concentre o passeio lá. Adoramos! :)
Não sabe o que é Pub Crawl? "É um evento que visita vários bares e baladas em uma mesma noite. Organizado por quem conhece a cidade, é uma ótima oportunidade de curtir a noite na companhia de pessoas interessantes por um preço acessível. Por isso, além do próprio público local, o produto é bem recomendado para turistas." - via Pub Crawl SP.


DIA 3

Château de Versailles/ Jardin de Versailles

Palácio e Jardins de Versailles
Este passeio mereceu um post só dele. CLIQUE AQUI para ver todas as informações e dicas, vale à pena!


Cathédrale Notre Dame
Catedral de Notre Dame
Metrô próximo: Cité.

Uma das mais importantes catedrais de Paris e marco zero da cidade, Notre Dame foi construída no século XII com uma arquitetura gótica imponente.
Você pode optar por passeio nas torres e na cripta, entre outros lugares dentro da igreja. Confira as taxas aqui.

DICA! Eles guardam a suposta coroa de espinhos de Jesus Cristo, que é exibida aos visitantes somente na primeira sexta-feira de cada mês. Não vimos, mas seria uma experiência interessante. :)


Pont des Arts
Ponte das Artes

Metrô próximo: Louvre Rivoli e Pont Neuf.

Disseram que a famosa ponte caiu por causa do peso dos cadeados que os namorados colocam nela, mas parece estar tudo bem. Pont des Arts está lá ainda, com seus milhares de cadeados, dos simples aos exóticos e de aspecto megalomaníacos.

PONTO FRACO! A ponte tem cheiro de xixi, o que pode acabar um pouquinho com o romantismo do lugar. :(


Torre Eiffel (noite)

Metrô próximo: Trocadero.

Chegamos pela estação Trocadero novamente e o clima é um pouco mais apreensivo, mas nada de novo para quem já vive numa cidade grande. Tome cuidado SEMPRE com seus pertences!
Fomos mais cedo para procurar um lugar para comprar um vinho e assistir a Torre Eiffel acender belíssima. Há muitas pessoas sentadas nos gramados perto de Trocadero, você nunca estará sozinho.
Há aplausos e comoção com a Torre iluminada. É um momento único. :)


DIA 4

Musée du Louvre
Museu do Louvre
Metrô próximo: Palais Royal Musée du Louvre.

Mais um passeio que todo turista faz, nem é preciso falar! Um dos museus mais famosos do mundo, tem um acervo impressionante e é impossível visitá-lo todo em um dia. Por isso, pegamos um mapinha que tem no hall de entrada e fomos ver as obras e peças mais famosas, além daquelas que nos geravam curiosidade. E só isso nos rendeu 3 horas de passeio. O museu é dividido em 4 grandes alas, ou seja, não queira ver tudo que você definitivamente não vai conseguir!

DICA! Compre aqui seu ingresso antecipadamente e evite fila. O valor do ingresso é 11 euros para a exposição permanente.


Jardin du Luxembourg
Jardim de Luxemburgo
Metrô próximo: Luxembourg.

O Jardim de Luxemburgo pertence ao Palácio com o mesmo nome, que hoje em dia abriga a sede do senado da França. O jardim é um lugar muito agradável de ficar, descansar observando os patos no lago artificial ou almoçar (ao estilo europeu, levando uma marmitinha ou um lanche com você). Não só aqui como em outros jardins e parques, as flores dão um espetáculo à parte. São muito bem cuidadas e têm cores tão fortes que até parece que são regadas com corante.
No Jardim de Luxemburgo encontramos cadeiras e espreguiçadeiras para descansar e admirar a paisagem. É um refúgio delicioso para dar uma pausa na correria da viagem.


Cimetiere Père Lachaise
Cemitério Père-Lachaise
Metrôs próximos: Phillipe Auguste, Alexandre Dumas, Père Lachaise e Gambetta.

Mais um cemitério com pessoas muito ilustres descansando nele. Passar por Paris e não visitá-lo é quase tão grave quanto não visitar a Torre Eiffel.
Vá até o prédio de administração do cemitério e peça uma cópia do mapa dos túmulos dos famosos senão é impossível achá-los.
Alguns deles são: Jim Morrison (The Doors), Edith Piaf, Allan Kardec, Oscar Wilde, Honoré de Balzac, Chopin e muito mais.
Às vezes é difícil achar algum túmulo, mesmo com mapa. Mas quando o famoso tem muitos fãs, você conseguirá ajuda. Como no caso do túmulo do Jim Morrison, a rua que ele está enterrado é frequentada por pessoas com estilo rock'n'roll: camiseta preta de banda, cabelos compridos etc. Quando ainda estávamos procurando o jazigo, um grupo de caras desse naipe gritaram: IT´S OVER THERE, YOU´RE GOING IN THE RIGHT WAY/ É LOGO ALI, VOCÊS ESTÃO INDO PELO LADO CERTO.


NÃO FIZEMOS, MAS VOCÊ PODE FAZER

Museu do Louvre e Arco do Triunfo à noite!
Não tivemos tempo e/ou estávamos muito cansadas, mas realmente vale à pena. Paris é a cidade-luz, então seus principais monumentos ficam bem iluminados à noite. O Louvre e o Arco do Triunfo ficam estupendamente lindos no escuro.
Talvez para boas fotos sem muita turistada ao fundo, você pode madrugar e aproveitar a iluminação que vai até um pouco depois do amanhecer. Aproveite!

Café da Amélie Poulain!
O café que é um dos cenários principais do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, localiza-se no famoso bairro de Montmartre. Aproveite a visita que fará ao Sacre-Cœur e dê uma passada no Café des Deux Moulins.
Endereço: Esquina da Rue Lepic com Rue Cauchois.

Moulin Rouge!
Costumamos dizer que não apreciamos este tipo de atração por ser algo meio Disney. É totalmente feito para turista, caro pra caramba e a maioria das pessoas dizem que o espetáculo soa falso, enfim...mas o que não podemos negar é a simbologia que o Moulin Rouge tem para quem vai a Paris. Porém se você quiser ir mesmo, de coração, não vamos te julgar. ;) Faça o que quiser, afinal, nunca se sabe quando voltaremos para Paris, não é mesmo?
Então a dica é: compre seu ingresso bem antecipadamente pelo site.

Crazy Horse!
Um show de cabaré com aspecto sofisticado e erótico. Uma opção mais lado B que Moulin Rouge. Topa? Acesse aqui.

Esperamos que estas dicas sejam úteis para você que está querendo visitar Paris pela primeira vez. Caso tenha alguma dica a mais, informe-nos que incluiremos aqui! Faça uma ótima viagem, esperamos que tenha uma boa experiência na cidade-luz. À bientôt!


Posts relacionados:

Um comentário:

  1. A Catedral de Notre Dame não guarda a "suposta coroa de espinhos de Jesus". É a verdadeira coroa de espinhos, se não o fosse, não a anunciariam como tal. No mais, estão de parabéns, Paris é muito especial e sempre rende bons posts.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...