terça-feira, 4 de novembro de 2014

Roteiro: Edimburgo em 4 dias (Escócia)

Olá! Nosso segundo destino da viagem para o Reino Unido e arredores foi Edimburgo. Saindo de Dublin, fomos para lá de avião. Foi 1h10 de viagem.

Aproveite este roteiro de Edimburgo. Ele é totalmente possível de ser feito em quatro dias, porque nos baseamos no nosso próprio roteiro. Esperamos que encontrem inspiração para visitar essa que é uma das cidades mais lindas do mundo. :)

Cena comum em Edimburgo: artista de rua com roupa típica escocesa, tocando gaita de fole.








DIA 1

George Street
Créditos: Wikipedia (User: Carlos Delgado)



A George Street é uma parte importante do Patrimônio Mundial de Edimburgo. Esta rua fica na parte mais jovem da cidade. É um local que preserva sua arquitetura tradicional, mas que ao mesmo tempo é muito moderna, com suas lojas de grife, escritórios, restaurantes, hotéis e bares.

Princes Street
Princes Street é uma das principais ruas arteriais de Edimburgo, com comércio intenso em seu 1,6 km de extensão. Mesmo estando na parte nova da cidade, você pode ver o Castelo de Edimburgo de lá.
Através da Princes Street, você tem acesso ao Princes Street Garden e Scott Monument que vamos falar abaixo.

Ah, você pode correr na Princes Street em direção a Carlton Road, sentido Waterloo Place Hotel, e fingir que você é o Ewan McGregor no filme Trainspotting.


Ok, você pode ir caminhando. Lust for life mas nem tanto, né?

Princes Street Garden


Este jardim fica em cima de um monte artificial chamado The Mound.
O Princes Street Garden é lindoooo! As flores têm cores tão fortes (não só lá, como em todas as cidades que fomos) que brincamos que a água para regar as plantas já vem com corante!
No Princes Street Garden você encontra vários edimburguenses novos e velhos, descansando, tomando sol ou almoçando. Lá encontramos um coreto, um anfiteatro, um memorial de Guerra e relógio floral, além da principal atração que é o Scott Monument: um edifício dedicado ao escocês que escreveu os Romances de Waverley.

Scott Monument
O Monumento Escocês foi construído para homenagear o escritor Sir Walter Scott. Foi erguido em 1841 e tem arquitetura vitoriana medieval. É um encantador e misterioso prédio estreito, com exatamente 287 degraus. Por 4 libras, você pode subir esses lances de escada, que ficam cada vez mais estreitos à medida que se sobe. Se você não é claustrofóbico e não tem medo de altura, vale muito a pena. A vista da Princes Street de cima é maravilhosa e você ganha um certificado dos campeões por ter encarado tantos degraus!

Hollyrood Park
Lá você encontra o Castelo de Hollyrood. Não entramos, mas possui visita guiada. Saiba mais aqui.
Holyrood Park é também conhecido como Queen´s Park ou King´s Park (depende se o monarca atual é mulher ou homem).
O parque está associado ao palácio real de Holyroodhouse e antigamente era uma propriedade de caça real do século XII. Vá para lá para ter uma vista incrível da cidade.

Arthur's Seat
Créditos: Wikipedia (user Kim Traynor)


Arthur's Seat é o pico principal do grupo de morros que formam o Holyrood Park. Tem 250 metros e oferece uma vista fantástica para a cidade. É fácil de subir este morro e é um lugar popular para caminhar. Infelizmente perdemos tudo isso porque deixamos para visitar o Arthur's Seat somente no último dia e estava a pior neblina que já vimos em todas nossas vidas. FUÉIN!
IMPORTANTE: Aproveite os dias de sol, ou pelo menos sem neblina, para visitar esses lugares que dão vista para a cidade.


DIA 2

St. Giles Church


A Catedral de Santo Egídio ou Alto Kirk de Edimburgo é uma igreja de mais de 900 anos dedicada ao padroeiro da cidade. É considerada a igreja matriz do presbiterianismo.
Como a maioria das igrejas que passamos, você é "convidado a doar" um valor estipulado para poder entrar. Neste caso, são 3 libras.
IMPORTANTE: Não entre em todas as igrejas a não ser que você seja realmente um religioso ou um historiador. De libra em libra, você pode ficar sem dinheiro para sua cerveja (let's burn in hell)!

Heart of Midlothian
Créditos: Wikipedia (User: Kim Traynor)



Na praça em frente a Igreja St. Gilles fica o Heart of Midlothian, um coração de mosaico feito de paralelepípedos na calçada. Antigamente nesse local ficava o Old Tolbooth, um escritório de tributos do reino, conselho municipal, além de prisão e lugar de execução. O coração marca a entrada do prédio demolido e os prisioneiros da época cuspiam no coração como forma de repúdio à antiga prisão. Isso é uma das inúmeras explicações para a tradição nojenta. Hoje cuspir no coração dá sorte, dizem...

The Scotch Whisky Experience
Uma experiência totalmente sensorial e histórica sobre o que é o whisky escocês. Não somos fãs da bebida, mas Escócia é whisky, e whisky é Escócia. O passeio custa 13,50 libras (adulto) e começa com o visitante sentado em um carrinho estilo "trem-fantasma" que se mexe para lá e para cá, andando num trilho. Você vira um espectador nesta hora porque nas paredes e no teto são projetadas imagens de um ator com trajes antigos, contando a história do whisky. Pode-se solicitar o áudio em português, mas é português europeu que é meio ruim de entender.
Ao término dessa explicação, você é encaminhado para uma sala de degustação da bebida.
No fim, você tem acesso a uma coleção de encher os olhos de qualquer um. A maior (e raríssima) coleção de whisky do mundo está lá, e foi feita por um brasileiro chamado Claive Vidiz. A coleção foi vendida para a fabricante de bebidas Diageo, que aluga a mesma para o Scott Whisky Experience.
Como disse Claive, o bom filho à casa torna. E seus whiskys voltaram para o lar definitivamente.

Castelo de Edimburgo
Por 16 libras, você tem acesso ao Castelo de Edimburgo.
IMPORTANTE: Lembre-se de ir bem antes das 13h para presenciar de dentro do castelo o tiro de canhão que acontece neste horário (menos aos domingos), na Mill´s Mount Battery. O "ONE O´CLOCK GUN" é uma cerimônia que hoje tem finalidade de atração turística, mas originalmente era um sinal horário para os navios ancorados no Fiorde de Forth.

Veja o vídeo super amador que fizemos lá:

Eu pulei, eu pulei, eu pulei.

Este é um Castelo construído sobre um rochedo, com propósitos militares. Hoje tem seus prédios abertos à visitação, que também proporcionam aos turistas uma vista privilegiada da cidade. Lá você encontra a construção sobrevivente mais antiga de Edimburgo, a capela de Saint Margaret, datada do século XII. Também pode visitar as joias imponentes, históricas e super ricas da Coroa Escocesa; muitos dioramas representando a vida no Castelo, histórias medievais e toda a trajetória da Rainha Mary da Escócia; além das prisões subterrâneas com simulações de "camas", mesas e comidas dos prisioneiros etc.
Observe também na entrada do castelo, duas estátuas "guardiãs": do lado esquerdo é representado o Rei Robert the Bruce, e do direito, Willian Wallace.

FREEEDOMMMM!





Enfim, se formos enumerar o tanto de coisa que você verá pelo Castelo, vai ficar chato. É um passeio obrigatório, então vá!

Royal Mile
Créditos: Wikipedia (User: Kim Traynor)



Vale o passeio a pé por toda a Royal Mile, que tem mais ou menos 1,6 km de comprimento. É a rua mais turística e histórica de Edimburgo, ligando o Castelo de Edimburgo com o Castelo de Hollyroodhouse, que é atualmente a residência oficial da Rainha Elizabeth II na Escócia.
Você também encontrará muitos artistas de rua como uma mulher cheia de piercings, que descobrimos que é brasileira e que está no Guinness Book pelos seus milhares de brincos!


DIA 3

Highlands e Lago Ness
Fomos conhecer as Terras Altas da Escócia e o Lago Ness (Loch Ness). Para isto, fizemos um post a parte. Acesse AQUI.
IMPORTANTE: Reserve um dia inteiro para este passeio! Preços e todos os detalhes CLICANDO AQUI.


DIA 4

Carlton Hill
Carlton Hill e a neblina

Calton Hill é uma colina situada no centro de Edimburgo. Lá você encontrará vários monumentos nacionais escoceses e britânicos, que podem ser observados da maior parte da Princes Street, como o Monumento Nacional da Escócia, Monumento de Dugald Stewart e o Monumento de Nelson.

Estátua de Greyfriars Bobby
A estátua de Greyfriars Bobby está na ponte George IV, em frente à igreja Greyfriars Kirk, ao cemitério Greyfriars Kirkiyard e ao Pub Greyfriars Bobby.
Bobby foi um cachorro da raça Skye Terrier que ficou conhecido em Edimburgo, no século XIX, por ter passado 14 anos guardando o túmulo de seu dono, até sua própria morte em 14 de Janeiro de 1872. Conheça mas sobre ele aqui.
Se você já assistiu o filme Sempre Ao Seu Lado, que conta a história do cão Hachiko e sua fidelidade mesmo depois que seu dono morreu, vai encontrar semelhanças com esta história.

Greyfriars Kirk e Greyfriars Kirkyard
A igreja e o cemitério de Greyfriars também atraem pela história de Bobby e seu dono. Mas, além disso, a autora de Harry Potter morou muito tempo em Edimburgo e revelou que passeava entre os túmulos do cemitério Greyfriars. Acabou virando um ponto turístico para os fãs da saga, já que J. K. Rowling usou muitos nomes dos túmulos para batizar seus personagens, inclusive Lord Voldemort (procure pelo túmulo de Thomas Riddell). Apesar de mórbido, dá para entender porque a cidade de Edimburgo inspirou tanto as histórias da escritora.

North Bridge
Créditos: Wikipedia (User: Benson85)


Ponte histórica fundada em 1763, que liga a cidade velha à cidade nova (quase 300 anos!). Embaixo da ponte era um rio, que foi drenado para dar lugar à estação de trem Edimburgh Waverley.

Grassmarket
Créditos: Wikipedia (User: Kim Traynor)


A Grassmarket é um lugar histórico de comércio em Edimburgo. Próximo à Royal Mile, também era o local onde as pessoas eram executadas por enforcamento antigamente.
Lá você pode visitar o Pub Maggie Dickson´s, em homenagem à uma mulher que foi condenada em 1724 pelo assassinato do seu filho. Após seu enforcamento, o corpo dela foi levado à sua cidade-natal, Musselburgh, e ela acordou no meio do caminho! Ela pôde viver o resto de sua vida naturalmente porque não poderia ser condenada à forca duas vezes pelo mesmo crime. Mulher sortuda ou o quê?
Em dia de semana, você encontra na Grassmarket alguma feirinha diferente, como com produtos orgânicos e comidinhas naturais prontas.




NÃO FIZEMOS, MAS VOCÊ DEVERIA FAZER

Pub com passagem secreta!
Se você leu ou viu o filme O Médico E O Monstro (Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde), vai adorar o pub Jekyll & Hyde.
O pub é todo decorado em homenagem ao livro, escrito pelo escocês Roubert Louis Steverson. Lá você encontra uma grande estante de livros e em alguma parte disso tem uma passagem secreta escondida. É bem creepy, tem clima de filme de terror, mas parece super legal!

Museu com a ovelha Dolly empalhada!
Sim, a lendária ovelha clonada está empalhada e exposta junto a muitos outros bichos no Royal Museum de Edimburgo. É um ótimo lugar para levar crianças e a entrada é gratuita.
Saiba mais clicando aqui.

Pub Elephant e outras atrações para os fãs de Harry Potter!
Além do que dissemos do cemitério Greysfriar Kirkyard, tem uma série de lugares em Edimburgo que inspiraram e ajudaram J.K. Rowling a criar sua obra. Como não somos experts no assunto, acessem este post do blog Viagem Primata e conheçam todos os lugares.

Destilarias Escocesas!
As Highlands (onde fomos apenas para visitar a região) é a maior produtora de whiskeys da Escócia. Se você tiver mais tempo para passar e se hospedar por lá, recomendamos que faça isso.
O passeio mais famoso é a Speyside, a trilha do Whisky. Talvez você tenha dúvida em escolher qual destilaria visitar. Por isso acesse o Single Malt Brasil, eles explicam direitinho!

Bom, é basicamente isso. Não deixe de visitar Edimburgo e seus arredores, é tão incrível que queremos voltar em breve.

Falamos mais sobre informações, dicas e curiosidades de Edimburgo em outro post. Quer ver? CLIQUE AQUI!


Posts relacionados:

6 comentários:

  1. Este post me fez lembrar do filme da Disney sobre o Greyfriars Bobby, que passava às vezes na Sessão da Tarde da TV Globo. Legais o diário e as dicas de viagem. Prossigam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marrudo. Isso mesmo! Nós fomos saber da existência desse filme e outros sobre o Greyfriars Bobby só quando estávamos escrevendo o post. Agora somos obrigadas a assistir, deve ser o máximo.
      Obrigada pelo comentário e elogio. :)

      Excluir
  2. Opa! Valeu pela indicação, gente! Só vi agora! :(
    Meu blog acabou já mudando de endereço e nome, agora o The Way Travel é o Viagem Primata.
    Segue o link atualizado da postagem que tá indicado aqui: http://viagemprimata.com.br/roteiro-de-um-dia-harry-potter-walking-tour-em-edimburgo/
    Valeu novamente! ;)
    (lendo o post deu uma vontade imensa de voltar pra Escócia e pra Edimbuego especificamente)
    :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, deu vontade de voltar AGORA! Hahaha
      E já arrumamos o link para o post do seu blog. Muito obrigada por avisar! :)

      Excluir
  3. Gostei da parte do "português Europeu" kkkkkkk, seria mais "Português de Portugal"

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...