quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Roteiro: Dublin em 4 dias (Irlanda)

O roteiro da nossa viagem deste ano envolveu grande parte o Reino Unido e arredores. Resolvemos começar pela Irlanda que já fez parte desse reino, mas desde 1922 é um Estado independente. Saímos de São Paulo pela British Airways, desembarcamos em Londres e de lá pegamos outro avião com conexão para Dublin.

Dublin é a capital da Irlanda, está 4 horas à frente de Brasília (sem horário de verão). A moeda local é o Euro e a língua falada é predominantemente inglês, apesar que o gaélico (ou irlandês) está presente em todas as sinalizações e placas da cidade.

Depois desta breve introdução, resumimos aqui o roteiro de Dublin que fizemos em 4 dias (quase tudo a pé). Esperamos que seja útil pra vocês. :)

DIA 1



1. Dublin Castle
      Castelo de Dublin

História: Dublin Castle foi o castelo que abrigou o governo britânico na Irlanda até 1922. Erguido no século XIII, o Castelo hoje em dia é um complexo governamental da República.

Por que vale a pena? É um dos principais marcos históricos da cidade. Observe a rica arquitetura medieval e visite o jardim do castelo, que hoje funciona como um parque, onde se encontram muitos turistas e dublinenses, almoçando, lendo, tomando sol ou descansando. 


Há um tour guiado, mas não fizemos. Informações completas sobre isso no site de Dublin Castle.

O que vimos lá:
 
2. Christ Church ou Cathedral of the Most Holy Trinity
      Igreja de Cristo ou Catedral da Santíssima Trindade

História:
É a catedral oficial da cidade e uma das mais antigas igrejas da Idade Média em Dublin.


Por que vale a pena? Visitar catedrais, principalmente na Europa, vai além de fé ou qualquer coisa: elas são museus vivos e fazem parte da história. Aprecie a arquitetura medieval e vitoriana, mescladas ao longo dos séculos.

Cuidado! Em todos os lugares da Igreja e fora dela, há placas avisando sobre a presença de batedores de carteira (pickpockets) na área. Apenas tenha cuidado com seus pertences e tá tudo certo.


O que vimos lá:

3. Saint Patrick Cathedral
      Catedral de São Patrício

História: É a maior Catedral da Irlanda e homenageia Saint Patrick, o padroeiro do país. Foi fundada no século XII próxima a um poço onde, segundo a lenda, St. Patrick batizou os convertidos do paganismo ao cristianismo. A catedral não é mais católica, mas sim protestante.


Por que vale a pena? Pelo peso histórico, por estar perto da Christ Church (7 minutos a pé). Aprecie a arquitetura gótica e o jardim enorme e agradável ao lado.


Nós entramos na Catedral sem pagar. As visitas acabariam em 20 minutos e deixaram a gente dar uma olhada rápida antes da missa. Se você não der essa sorte e estiver a fim de conhecer St. Patrick Cathedral por dentro, vai ter que desembolsar € 5,50. Informações e para comprar seu ticket online, clique aqui.

O que vimos lá:

4. Grafton Street

Por que vale a pena? COMPRAAAS! A Grafton é uma shopping street muito agitada, com buskers (artistas de rua) a cada esquina. É um calçadão, ou seja, não passa carros. Concentra muitas lojas bacanas: livraria, loja de equipamentos eletrônicos, vestuário, brinquedos, joias etc.
Veja mais aqui.

5. Saint Stephen's Green

História: Um parque do século XVII, mas só no século XIX aberto ao público, graças ao Sr. Guinness. A história do surgimento do parque você encontra no Wikipedia.

Por que vale a pena? Claro que existe toda a história, mas foi apenas o primeiro dos muitos parques maravilhosos e mágicos que iríamos encontrar na Europa. Visite o lago ornamental e alimente os cisnes e patos. Descanse um pouco porque você ainda está no seu primeiro dia. ;)


O que vimos lá:


DIA 2




1. Trinity College

História: Universidade fundada no século XVI pela Rainha Elizabeth I. Lá estudaram famosos como: Courtney Love (sim, ela estudou Teologia lá por 2 semestres), Oscar Wilde, Samuel Beckett etc. 

Por que vale a pena? A história e os prédios são incríveis. Vale a pena pagar 12 euros pela visita guiada dentro da universidade. Seu guia será um dos estudantes da Trinity College, vestindo uma roupa com aspecto antigo e tradicional. Ele estará à espera dos visitantes logo na entrada e explicará toda a história dos prédios e da fundação da universidade. Assim como, pagando pela visita, você terá direito a entrar na impressionante biblioteca antiga da Trinity, com livros raríssimos e intocáveis.
Contanto, não achamos exposto o lendário Livro de Kells. :(

Informações sobre a tour guiada aqui.

O que vimos lá:



2. Merrion Square

História: Um parque/praça do século XVIII que é considerado uma das melhores praças que sobreviveram ao tempo em Dublin.

Por que vale a pena? Flores de cores vibrantes (como em toda a Europa), arbustos e gramas bem cuidados, ótimo lugar para sentar e viver alguns minutos como um dublinense! Tem estátuas de personalidades da cidade, a mais interessante (mas não vimos) é a do Oscar Wilde, sentado em cima de uma pedra. :) 

O que vimos lá:


3. The Famine Memorial

História: Esculturas impressionantes de 1997 representando uma família na época da Grande Fome da Irlanda (Irish Famine).

Por que vale a pena? Pelo momento de reflexão. Você vê aquela cidade tão linda e não imagina que num passado bem recente os irlandeses passaram por fome, miséria e epidemia de doenças. A arte é maravilhosa e transmite fantasticamente o desespero e a tristeza do povo.

O que vimos lá:


4. Spire of Dublin

História: O monumento foi concebido como parte integrante de um projeto de revitalização da rua O'Connell Street, em 1999. A rua e a área circundante eram vistas como zonas em declínio desde os anos 70O Spire of Dublin está no lugar do Pilar de Nelson, que em 1966 foi bombardeado pelo IRA. (fonte: Wikipedia)

Por que vale a pena? Você vai passar por lá de qualquer forma, afinal o monumento está em uma das ruas mais importantes de Dublin, então não custa nada dar uma olhada. Não é lindo, na verdade parece um palito de dente para gigantes. Mas pelo significado histórico e de revitalização da área, vale a pena dar uma olhadinha!

O que vimos lá:


DIA 3




1. Guinness Experience

A Guinness Experience acontece dentro da fábrica da Guinness (mas não entramos na parte da fabricação). Lá dentro você entra em contato com a história da marca, partes interativas falando do processo de fabricação, da matéria-prima (tato, visão, olfato), publicidade etc. Logo no começo tem uma cachoeira d´água imponente (pena que não é de cerveja).

Depois de toda essa interação, você pode ir num bar onde tem a experiência de tirar o chopp Guinness perfeitamente e ganha um certificado com isso (pode colocar na parede, mas não acho bom colocar no currículo). E ao fim do passeio, você acessa o Gravity Bar, o bar mais alto de Dublin, com vista para toda a cidade. De quebra, ganha uma pint de Guinness direto da fábrica.

Por que vale a pena? Você está na Irlanda e Guinness é Irlanda (e vice-versa). Isso basta! Talvez não seja o melhor Beer Experience do mundo (o da Heineken, em Amsterdam, é bem mais divertido), mas com certeza vale a visita.

No dia que fomos, por algum motivo, as portas foram fechadas excepcionalmente às 14h. Perdemos o certificado e a mágica de tirar um chopp Guinness por nós mesmas. =\ Mas esperamos que você tenha mais sorte!

Todas as informações você encontra aqui.

O que vimos lá:


2. O'Reilly's Bar

É um pub dentro dos milhares de pubs que você pode ir na Irlanda. Não é o mais famoso (como o Temple Bar), mas com certeza tem aquilo que procuramos: ambiente confortável, pessoas legais e cerveja barata (você pode pagar 6 euros numa pint no Temple Bar ou 2 a 4 euros numa pint no O´Reilly's).

O charme deste pub é que ele fica bem embaixo da estação de trem Tara Street DART Station.Veja mais clicando aqui.

3. Dublinia 


Não fomos, mas estava nos planos! Vá pela gente e conte-nos sua experiência. ;)

Por que vale a pena? Dublinia é uma espécie de museu com recriação histórica da era Medieval e Viking. Apresenta uma encenação com atores fantasiados representando vikings e dublinenses da Idade Média. Pode ser um passeio meio Disney, mas vale a pena pelo lado lúdico e divertido.
Informações clicando aqui.


DIA 4





1. Howth

História: Howth já foi uma colônia viking muitos anos atrás, e hoje é basicamente residencial e um porto de pesca. E é claro, um ponto turístico imperdível.

Por que vale a pena? Vale tanto a pena que fizemos um post exclusivo sobre isso. Quer dar uma olhada? Clique aqui tipo agora!

O que vimos lá:


2. Temple Bar Pub

História: Temple Bar Pub tem 160 anos e fica no bairro de Temple Bar. Por mais que a gente queira acreditar do contrário, o nome do bairro veio antes do nome do bar. Wikipedia diz: "É provável que o o seu nome seja derivado da família Temple, que ali vivia no século XVII. Por outro lado, poderia ter recebido o seu nome como imitação do Temple Bar de Londres. Qualquer que tenha sido a sua origem, o nome aparece pela primeira vez num mapa de 1673".

Por que vale a pena? Nosso hostel era do lado do Temple Bar, mas demos um pulo lá uma vez e achamos tudo superfaturado (também nada muito grave). Vale a pena se você quer viver um pouco da história de um dos mais famosos pubs do mundo inteiro. Tem música ao vivo (como 98% dos irish pubs) e você não paga pra entrar, muito menos couvert. Mas se você for mão de vaca como a gente, pode ir ciscando nos pubs e nightclubs ao redor. Tem um monte de opção, até ficar na praça lá perto ouvindo um som!

Saiba mais sobre o pub aqui!

O que vimos lá:



3. Howl At The Moon, Quay's, Mezz (pubs e clubs)

O bom na Europa é que pelo menos a maioria dos pubs você não paga para entrar (e alguns nightclubs também). É o caso desses três aí.

How At The Moonmelhor dia é quarta-feira, com drinks e pints em super promoção (ex., uma pint = por volta de 2 euros). É um nightclub lindo, de uns 4 ou 5 andares. Vale a pena dar uma voltinha por lá.

Quay's: O Quay's Temple Bar é um famoso pub do bairro, com música ao vivo o dia todo e restaurante.

Mezz: Nightclub com rock atual e clássico ao vivo. Fica no Temple Bar também, do lado do Wall Of Fame (que também parece um lugar legal de ir).

E fim da nossa jornada em Dublin! Esperamos que tenham gostado das dicas. :)


Posts relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...