sexta-feira, 17 de julho de 2015

Pegando carona segura e barata dentro da Europa

No post de hoje, confira como você pode se locomover pela Europa economizando bastante. Longa história curta, se estiver sem paciência, pule para o parágrafo 4 (sem contar com este).

Quando eu passei por Luxemburgo agora em março (Luxemburgo é um dos menores países do mundo, localizado logo abaixo da Bélgica), estava um frio de congelar ossos, afinal ainda era inverno. O hostel/albergue da juventude que eu fiquei é o único que existe na capital (falaremos sobre ele num post futuro), e à noite servia dois tipos de sopa a um preço módico. Sabe aquele conforto gostoso que sua barriguinha merece em dias frios? Era bem isso.

O albergue é chamado "da juventude", mas o fato é que esse tipo de rede acomoda velhinhos, crianças, adolescentes, adultos, todo mundo num clima bem familiar. Eis que na hora da sopinha, chega um senhor de meia idade puxando papo comigo. Conversa vai, conversa vem, ele explicou que era francês e estava de carro a caminho da Bélgica, que apenas visitaria algumas pessoas em Luxemburgo.

Eu já admirando um senhor tão independente, cruzando fronteiras sozinho e destemido, quando ele me disse que veio só, porém não solitário. Neste ponto eu já estava um pouco confusa.

Aí ele me explicou do que se tratava: ele deu carona para 4 pessoas através de um serviço chamado BlaBlaCar (parecido com o Uber, só que para viagens mais longas e sem opções profissionais). Consiste em um site e um aplicativo que você pode pegar caronas. Claro que é necessário dividir os custos da viagem previamente pelo site, para ninguém sair perdendo.

A primeira coisa que deve-se fazer é um perfil no BlaBlaCar. Lá você declara se tem ou não um carro para dar carona. Como somos turistas, provavelmente estaremos procurando carona e não oferecendo. Se você não manja de inglês, cadastre-se no site em português europeu (aproveite e descubra que carona em português de Portugal é boleia).

Depois de feito seu perfil, você pode pesquisar pela viagem, colocando seu ponto de partida e ponto final, além do dia de partida. Aparecerão muitas opções de carona, com valores e horários variados. Não esqueça de conferir o perfil do motorista e suas restrições para evitar grandes surpresas.



Selecionada a sua carona, você é direcionado ao pagamento. Após a confirmação do mesmo, você pode combinar com seu motorista sobre ponto de encontro e demais dúvidas. Pronto! É fácil, rápido, seguro e muito barato.

Só para se ter uma ideia, pesquisamos no site GoEuro preços em uma data aproximada, com mesmo destino e ponto inicial.




Neste caso, a única oferta um pouco mais barata que o BlablaCar é a viagem de ônibus. É bom sempre pesquisar o que vale mais a pena no momento da sua viagem.

Se quiser seguir o conselho do velhinho francês simpático, experimente o BlaBlaCar. ;)

PS: O serviço funciona fora da Europa, aparentemente. Mas as grandes ofertas de carona concentram-se lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...