Durante essa minha viagem que passou pela Holanda, Bélgica, Luxemburgo e Alemanha, ouvi algumas vezes de pessoas que eu conhecia no caminho: “WHY ROTTERDAM?”. Inicialmente, confesso que não sabia responder em palavras o porquê. Rotterdam não é um destino super turístico como Amsterdam, mas posso garantir que é igualmente encantador, só que por motivos completamente opostos.
Em 1940, durante a II Guerra Mundial, a cidade foi quase completamente destruída por um bombardeio, e da sua reconstrução surgiu uma cidade que é uma mistura do tradicional e do super moderno, beirando o experimental, com uma arquitetura muito diferente da imagem clichê que a maioria das pessoas tem da Holanda. Alguns arquitetos chegam a dizer que: “Amsterdam é a cidade do passado e Rotterdam é a cidade do futuro”. Pra mim esse contraste se complementa e torna a Holanda um país ainda mais interessante do que já é!
Como chegar
O jeito mais fácil de se chegar lá é indo de trem. Os trens partem mais ou menos de 10 em 10 minutos da estação central de Amsterdam, e o trajeto leva aproximadamente 45 minutos. Também é possível fazer um bate-volta a partir de Amsterdam, caso você não queira pernoitar em Rotterdam.Em 1940, durante a II Guerra Mundial, a cidade foi quase completamente destruída por um bombardeio, e da sua reconstrução surgiu uma cidade que é uma mistura do tradicional e do super moderno, beirando o experimental, com uma arquitetura muito diferente da imagem clichê que a maioria das pessoas tem da Holanda. Alguns arquitetos chegam a dizer que: “Amsterdam é a cidade do passado e Rotterdam é a cidade do futuro”. Pra mim esse contraste se complementa e torna a Holanda um país ainda mais interessante do que já é!
Como chegar
O que fazer
Em 1 dia dá para conhecer todos os principais pontos turísticos da cidade sem pressa (lembrando que se for no inverno, prepare-se para incríveis rajadas de vento geladas que podem atrapalhar um pouco seu passeio).
Se tiver mais tempo, vale ficar um dia a mais e aproveitar para fazer um bate-volta até a cidade de Haia, que fica a apenas 25 minutos de trem de Rotterdam.
Cube House - Stayokay Cube Hostel
Você já pensou em se hospedar em uma atração turística? Pois aqui é possível! No famoso Cube House também funciona um hostel, o Stayokay Cube Hostel. Os preços para se hospedar nele não são nada fora do padrão do resto da Europa, é super pagável. Mas se você quiser pode somente visitar a Kijk-kubus, uma casa-modelo está aberta à visitação.
Witte Huis
A Witte Huis foi o primeiro arranha-céu da Europa, e foi construído em 1898. Foi uma das poucas construções que sobreviveram ao bombardeio em 1940. Vale passar aqui e conhecer também essa área cheia de bares e restaurantes ao redor do rio Oude Haven.
Markthal
Alguns chamam o Markthal de “A Capela Sistina Holandesa” por causa do seu teto ilustrado pelo artista Arno Coenen. Os mais puristas podem achar um exagero, mas eu achei a arte fantástica! No local funciona um mercadão, um lugar onde se pode comer bem e experimentar comidas locais.
Euromast
O Euromast é uma torre de observação de 180m de altura que oferece uma vista panorâmica da cidade. A vista é incrível!
AVISO: o pagamento da entrada para a Euromast é feito somente com cartão de crédito e débito, não existe a possibilidade de se pagar em dinheiro. Vai entender...
Hetpark
O parque chamado simplesmente de “O PARQUE” (tradução de Hetpark), é um lugar onde os locais costumam relaxar e fazer churrasco no verão. Festivais e eventos também acontecem por aqui com frequência.
Veerhaven
Veerhaven é um pequeno porto onde ficam ancorados barcos à vela, navios históricos e iates modernos. Tudo junto e misturado. É bem bonito de se ver, vale passar por aqui entre uma atração e outra.
Erasmusbrug
A ponte Erasmus, carinhosamente apelidada de “o cisne”, é um ícone de Rotterdam. É uma das pontes mais famosas da Holanda, que liga a parte norte e a parte sul da cidade.
Westersingel
Aqui é um lugar somente pra se andar e apreciar a paisagem. O Westersingel é um pequeno canal cheio de esculturas ao longo do caminho.
Laurenskerk
Esta igreja gótica de 1525 é a única construção medieval que resta no centro de Rotterdam. Ela foi bem danificada no bombardeio em 1940, mas foi restaurada em 1952. Em uma foto histórica (clique aqui para vê-la) dá para ver bem como é que ficou a cidade e a igreja na época.
Então se alguém te perguntar no caminho “WHY ROTTERDAM?”... A resposta é simples: “WHY NOT?”. Não é mesmo?
Posts relacionados
Vou passar uma semana na Holanda mês que vem e já conheço Amsterdam. Estava montando o roteiro conversando com uma amiga que mora lá e pedi sugestões de cidades para visitar. Ela falou de Haia, Delft, Utrecht e eu completei com Rotterdam, mas ela meio que me tentou convencer a não ir, do mesmo jeito: Why? rsrs Eu fiquei com vontade e reservei até o hostel na casa-cubo!
ResponderExcluir