quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Zaanse Schans: bate-volta a partir de Amsterdam

Quando você pensa em Holanda, qual a primeira coisa que vem à sua mente? Maconha? Canais de Amsterdam? Porcelana de Delft? Queijo Gouda? Os atrativos são infinitos e o país tem muitas cidades diferentes para visitar. A começar pelos tradicionais tamancos de madeira e os moinhos de vento, vamos para Zaanse Schans.

Março/2015


Zaanse Schans (Jaanxeshrrans em brasileiro) reúne toda aquela imagem clássica da Holanda. Segundo Daniel Duclos, do incrível Ducs Amsterdam, rolam até umas vaquinhas para completar o ambiente, coisa que eu não vi. Talvez por ter ido no inverno gelado com vento sofrido.

COMO CHEGAR? 
Zaanse Schans é uma pequena vila da cidade de Zaandam, que fica a 45 minutos de ônibus de Amsterdam. O ônibus é a pedida mais rápida de transporte e te deixa literalmente na entrada da vila. Ele sai de trás da Estação Central de Amsterdam (Amsterdam Centraal). Para chegar na parte de trás da Estação, passe pela catraca do lado direito (que é aberta) e atravesse por dentro da Centraal. Achei que estava fazendo brasilidade (passando a catraca sem pagar a passagem de trem), mas realmente é o único jeito de chegar ao terminal de ônibus. Chegando lá, procure pelo ônibus 391 da empresa Connexion (ônibus vermelho). Não esqueça que você deve pegar o mesmo ônibus no ponto final de Zaanse Schans, para voltar pra Amsterdam. Ah, o day ticket (ida e volta) custa 10 euros.

Logo na entrada da vila, você dá de cara com um museu moderninho. Não parei nele e segui para o que realmente me interessava: moinhos! Alguns deles giram, outros não e muito poucos estão abertos para visitação. Mas não é nada concorrido para subir e paguei baratinho (algo em torno de 3 euros).

Esses moinhos funcionam quase como museu. O que eu entrei, por exemplo, tinha uma grande roda moendo pedra para virar pó de pigmento de tinta. Na entrada você pode pedir um chocolate quente com conhaque, que claro, foi o que eu fiz naquele inverno.

Foto: Elton Dias (setembro/2015)


Para subir no moinho, as escadinhas são estreitas e quase verticais. Nesse caso, pra cima (subir de frente) todo santo ajuda. Pra baixo (descer de costas) a coisa toda muda! Mas tranquilo para quem não tem problema de mobilidade. São muitos moinhos para admirar e você pode percorrer o caminho deles a pé ou de bike (não sei se tem serviço de aluguel, eu não vi).

A cada loja que existe na região, tem um museuzinho minúsculo nos fundos. Se você vai a uma padaria que existe lá, pode continuar andando que você encontra peças e ambientação do que seria aquele lugar no século passado ou retrasado. A fábrica de queijo é a mesma coisa. Muito fofo. :)



Foto: Elton Dias (setembro/2015)


Uma das lojas/museus mais incríveis é o de tamancos de madeira, a Kooijman Wooden Shoe. O museu possui uma vasta coleção desse tipo de calçado, desde os mais históricos até os mais excêntricos (e até mesmo um confeccionado no sul do Brasil). A loja tem infinitos modelos e tamanhos que fazem você se questionar pelo menos umas 10 vezes: EU QUEROOOO, mas será que eu vou usar isso alguma vez na minha vida? Eu não trouxe porque na minha mochila não cabia mais nada (e acho que meus vizinhos do andar de baixo agradecem por isso).

Por fim, essa loja tem uma demonstração de aproximadamente 20 em 20 minutos de como é confeccionado um legítimo tamanco holandês. É mágico ver o tamanqueiro (?) trabalhando e em alguns minutos surgir um sapato de madeira novo! Todo mundo aplaude. :)

Os tamancos gigantes do lado de fora é parada obrigatória!



RESUMÃO:
  • Passeio para se fazer de dia/tarde, para admirar a paisagem e tirar milhões de fotos.
  • Metade de um dia é suficiente para ver tudo (tudo mesmo).
  • No final do inverno faz frio e venta absurdamente. Vá preparado!
  • Pegue o ônibus 391 da Connexion na ida e na volta. Ele não demora para passar (e existe a tábua de horários no ponto para dar uma conferida).
  • Não se preocupe com mapas: a vila é compacta e você não vai se perder e nem perder nenhuma atração, a não ser que você queira. 

Bom passeio e divirta-se!


Posts relacionados

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...