quarta-feira, 13 de maio de 2015

Dicas: como fazer um roteiro de viagem



Pode parecer simples, mas decidir o roteiro é a parte mais trabalhosa de uma viagem. Escolher para onde você vai, por quantos dias, onde se hospedar, e no final fazer com que tudo isso faça sentido não é fácil. Mas é super possível fazer isso sozinho sem precisar contratar os serviços de alguma agência. O objetivo de um roteiro não é engessar a sua viagem, mas sim orientar e otimizar o seu tempo. As dicas que contamos aqui são baseadas nas nossas experiências pessoais em viagens ao longo dos anos.
Saiba que não existe nenhuma regra na hora de organizar uma viagem, vale adequar estas dicas (e outras que achar conveniente) ao seu perfil e criar o seu jeito próprio de fazer roteiro. São muitas opções, muitas decisões, muita informação e pequenos detalhes, mas com este passo-a-passo vai ficar bem mais fácil de entender o processo! Então, vamos lá:

SAIBA QUANTOS DIAS VOCÊ TEM E QUANTO PODE GASTAR ($)
Com essas duas variantes definidas, você já consegue filtrar grande parte das opções, o que facilita sua vida. Se tiver poucos dias ou pouco dinheiro, vale dar um foco maior no Brasil ou América Latina. Se tiver mais do que 1 semana, já dá para pensar em outros continentes. Não que isso seja uma regra, mas baseado nisso você já direciona melhor suas escolhas. Nessa etapa também vale já pesquisar qual o custo de vida das cidades que você pretende conhecer, para saber se cabem no seu orçamento. Pesquise sobre isso no site Quanto custa viajar. O site não é 100% preciso (o preço das passagens não é muito real) mas já dá para ter uma boa noção.

DECIDA O SEU ITINERÁRIO
Antes de qualquer coisa, seja prático e racional na hora de decidir os destinos. Encaixe o itinerário dentro das sua possibilidades, não tente conhecer todos os países do mundo de uma vez só, senão no final das contas você acaba não conhecendo nenhum deles de verdade. Para começar…

Escolha a cidade principal da sua viagem
Onde é que você faz questão de ir e quer passar mais tempo? Londres? Sydney? Berlim? Sabendo qual será a sua base principal, fica mais fácil escolher os outros lugares que você pode incluir no roteiro. 

Escolha as cidades secundárias 
Que outras cidades você quer conhecer? Escolheu Londres como principal? Então tente fazer um roteiro que fique nos arredores (Reino Unido, França, Irlanda etc.). É claro que nada impede de você querer conhecer Londres e Atenas em uma mesma viagem. Mas se seu intuito é gastar menos e perder menos tempo com deslocamentos, seja sensato: para otimizar o tempo, escolha lugares próximos uns dos outros. Quando se está viajando, ficar 8 horas sem fazer nada dentro de um trem, por exemplo, é um prejuízo enorme!

Certifique-se de que existem meios de se deslocar entre essas cidades
Enquanto estiver escolhendo as possíveis cidades, certifique-se de que existem meios de se deslocar entre elas (de carro, avião, ônibus ou trem). Nessas horas o GoEuro (site de busca de passagens de trem, avião e ônibus) é super útil, principalmente para a Europa. Nele você simula rotas, descobre preços, vê quanto tempo leva cada trecho e confere se a rota que escolheu é viável. A dica é, por mais repetitiva que seja: evite fazer um roteiro onde os deslocamentos de uma cidade para outra sejam muito longos.

DECIDA QUANTOS DIAS FICAR EM CADA CIDADE
Use seus conhecimentos matemáticos. Por exemplo: se tem 20 dias, e quer ficar 8 em Londres, então sobram 12 para dividir entre outras cidades próximas (ou próximas das cidades próximas). Então agora veja o que tem nas proximidades e encaixe dentro desses dias restantes. Pode ser Paris, Liverpool, Edimburgo… 

E como saber quantos dias ficar em cada uma?
Isso depende de muitos fatores: o tamanho da cidade, o que tem para se fazer, quantos bate e volta estão programados etc. Cada um tem um perfil diferente, então pesquise em guias, sites, blogs e peça a opinião dos seus amigos, e aí veja quantos dias são suficientes pra você. Não tem certo e errado nesse caso, mas o ideal é ficar no mínimo 5 dias em cidades grandes (Roma, Paris, Londres, Sydney etc). Já as cidades menores, varia muito. Algumas delas, 2 ou 3 dias é o bastante, outras podem até ser visitadas de bate e volta de alguma outra cidade maior (por exemplo: Bruges, saindo de Bruxelas/Bélgica). Falando nisso, essa é uma dica do Ricardo Freire que seguimos religiosamente: montar bases! Permanecer em uma cidade central e fazer bate e volta para cidades menores nos arredores (desde que você leve no máximo 1h30 pra chegar, mais do que isso não compensa). Assim você não precisa ficar levando sua mala pra lá e pra cá e se poupa do trabalho repetitivo de check-in, check-out, transporte etc. Não se esqueça de contar os bate e volta como um dia adicional na cidade-base. 

FINALIZE O ROTEIRO
Agora junte todas essas informações e faça uma versão final do roteiro. Uma coisa que ajuda muito, é fazer um mapinha no My Maps do Google para visualizar as ideias que você tem na cabeça. Na verdade, dá para fazer isso já no começo e alterar conforme for mudando de ideia. Até chegar nesse ponto, você provavelmente teve que abrir mão de algum destino ou adicionou um que nem pensava em conhecer. O roteiro final nem sempre é igual a sua ideia inicial, é normal isso acontecer. O importante é chegar em um itinerário final que faça sentido, não é? 

Mas para quem ainda ficou um pouco confuso…

FALANDO SOBRE ROTEIROS NA PRÁTICA
Em 2012 fizemos um mochilão com foco em Berlim e Munique (na época da Oktoberfest), eram passagens obrigatórias! Então passamos 7 dias em Berlim e 4 em Munique, e o resto do roteiro foi decidido pela proximidade e pelo deslocamento fácil. Fizemos nesta ordem: Amsterdam > Berlim > Praga > Munique > Viena > Budapeste. Todos os deslocamentos foram feitos de trem em menos de 4 horas de viagem cada (exceto Amsterdam - Berlim que foram 6 horas). E também fizemos um bate e volta de Munique para as cidades de Füssen e Dachau.


Já em 2014, fizemos Reino Unido e Paris com foco em Londres. Passamos 8 dias em Londres, e o resto dos 14 dias restantes, dividimos entre as 4 outras cidades. Então fizemos um roteiro nessa ordem: Dublin > Edimburgo > Liverpool > Londres > Paris. Fizemos bate e volta de Edimburgo para o Lago Ness, de Londres para Stonehenge e Bath, e de Paris para Versailles. Para saber mais detalhes sobre como foi essa nossa viagem de 2014, confiram este post: Mochilão: Reino Unido e arredores



E você? Tem mais alguma dica pra compartilhar conosco? Fala com a gente pelos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...