quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Informações úteis e dicas sobre Londres (Inglaterra)

No ano passado postamos um roteiro para passar 7 DIAS EM LONDRES e também falamos sobre nosso TOUR PARA STONEHENGE E BATH. Agora conheça algumas informações úteis e curiosidades sobre a cidade de Londres.


GERAL
  • Moeda local: é Libra (em inglês, Pounds).
  • Voltagem: 240 volts.
  • Fuso horário: geralmente está 4 horas à frente de Brasília. Mas como Brasil e Inglaterra têm horário de verão, você pode conferir aqui a hora exata de Londres.
  • Temperatura: fomos para Londres em setembro e o tempo estava ÓTIMO (tirando uns dias nublados e com chuvas rápidas), mas nem usamos nossos casacos pesados. Veja abaixo a tabela de medidas de temperatura ao longo do ano:
Fonte: Wikipedia



LONDRES E OS LONDRINOS
  • Londres é como toda cidade grande, cheio de pessoas apressadas correndo pra ir para o trabalho. Somos de São Paulo, sabemos bem como é essa correria da cidade, mas os Londrinos conseguem ser mais apressados do que nós no horário de pico (sempre achei isso difícil de ser batido). Até o atendimento em cafés e restaurantes fast-food é frenético, o que tem seu lado bom, as filas aqui são super rápidas!
  • É uma cidade de pessoas saudáveis! É muito comum ver os londrinos fazendo cooper e andando de bicicleta nos parques ou em volta deles no final da tarde. São tantas pessoas fazendo cooper nas proximidades dos parques, que você tem que andar no cantinho da calçada para não ser atropelado. É sério, haha.
  • Para os que estão loucos pra tirar uma foto dentro daquelas famosas cabines telefônicas vermelhas de Londres, precisamos te falar que elas fedem xixi! Fuééén... Assim como aqui no Brasil, hoje em dia os telefones públicos são pouco usados. Então algumas pessoas utilizam ele como banheiro mesmo. Mas nada te impede de tomar coragem, tampar o nariz e tirar a tal foto, haha.
  • Sentimos que as pessoas tem muito mais amor à rainha e à família real em Sydney do que em Londres. A realeza é muito mais presente em pequenos detalhes do dia a dia lá na Austrália.
  • A fama de "gentleman" dos ingleses é real! Aqui as pessoas são muito, mais muito educadas mesmo! Pra ter idéia, elas pedem sorry (desculpa) por qualquer coisa, mesmo que você é que tenha esbarrado nelas sem querer na rua. Além disso, é muito comum ouvir eles usando o sorry para pedir licença, no lugar do excuse me. Já pedem desculpas antes pelo incomodo.
  • É comum eles falarem cheers o no lugar de thank you no dia a dia. Eles usam thank you também, mas é bem raro, é algo bem mais formal.
  • Já a fama de serem sérios e frios, é falsa! Eles só são mais na deles, mas estão sempre dispostos a conversar se você puxar assunto ou pedir alguma informação.
  • Para os que curtem shows e festivais, Londres tem 17.000 shows por ano! É bom ficar ligado nas datas da turnê daquela sua banda favorita. Quem sabe você não vê ela em Londres, né?
  • Sotaque: de todos os lugares do Reino Unido em que passamos, o sotaque londrino foi o mais fácil de se entender. Acho que por estarmos sempre em contato com esse sotaque vindo de filmes, bandas, músicas etc. Nem se compara com o de Edimburgo ou de Liverpool (socorro!). É mais ou menos isso:


COMPRAS 
Se você gosta de fazer compras, Londres é o lugar certo! Inúmeros shoppings e bairros inteiros de lojas (famosas ou alternativas). Destacamos:
  • Oxford Street: é a rua comercial mais movimentada da Europa. O trânsito de turistas e londrinos é muito intenso! Todas as lojas mais famosas estão aqui. 
  • Camden Town: se você procura algo mais alternativo. Você encontra lojas de todos os estilos lá. Há uma infinidade de feiras, lojas, quiosques e stands.
  • Carnaby Street: fica no Soho, um dos bairros mais undergrounds de Londres. É um calçadão com grandes lojas e restaurantes bacanas. Isso é o que eu chamo de hipster chique!
  • Portobello Road Market: tem feirinha aos sábados. Lá encontramos lojas de roupas, antiguidades, souvenirs etc.

MEDIDAS DE ROUPAS E SAPATOS

TRANSPORTE 
  • PARA CHEGAR A LONDRES DE TREMLondres fica a pouco mais 3 horas de Paris e a pouco mais de 2 horas de Liverpool. A passagem de Liverpool para Londres pela Virgin Trains pode ser comprada alguns dias antes, já a de Paris para Londres pela Eurostar recomendamos que você compre antecipadamente para pagar mais barato. Dica: pesquise no site da Go Euro para encontrar os melhores preços e horários.
  • PARA CHEGAR A LONDRES DE AVIÃOÉ muito mais prático ir de trem ou ônibus, quando já está dentro da Europa. Mas caso precise chegar a Londres de avião, você provavelmente descerá no Heathrow Airport ou no Gatwick Airport. No caso de estar vindo do Brasil direto para Londres, a British Airways e a TAM fazem voos diretos partindo de São Paulo.
  • TRANSPORTE PÚBLICO EM LONDRESA fama do metrô de Londres não é a toa. É o maior do mundo em extensão, são 408 km de trilhos! Além do metrô, a cidade conta com aqueles famosos ônibus de 2 andares. Então nem preciso falar que você chega a qualquer lugar utilizando transporte público. E para isso você precisará de um Oyster Card (que é como o nosso bilhete único). Se você for ficar no mínimo 1 semana, vale comprar o Oyster de 7 dias (você usa quantas vezes quiser por 7 dias).


.COMIDAS E BEBIDAS 
  • Fish & chips (peixe com batata frita) e pies (tortas) são a cara de Londres. Os pubs são melhores lugares para experimentar esse tipo de comida. 
  • Não deixe de experimentar o café da manhã inglês, o Full English Breakfast: com bacon, tomate grelhado, ovo frito, linguiça, cogumelos, feijão, torrada, manteiga e muito chá com leite. Yummy!

Para saber um pouco mais sobre Londres e o que fazer enquanto estiver lá, confira nosso ROTEIRINHO especial sobre esta cidade incrível!


Posts relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...