John Lennon, em 1966, declarou que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. Até hoje alguns o chamam de polêmico, herege e por aí vai. A bem da verdade é que quando começamos a pesquisar sobre a banda ao redor do mundo, não imaginávamos o quanto de coisa ia surgir.
De Liverpool a Ulaanbaatar, na Mongólia, são centenas de pontos turísticos, bares, museus, memoriais, estátuas, placas e mais em homenagem ao quarteto.
Nosso principal objetivo não é incentivar uma volta ao mundo atrás de cada ponto turístico destacado e sim que você aproveite sua viagem a algum destino que coincida e possa visitar esses lugares. :)
Mas se você quiser fazer essa trip louca, por favor nos chame!
Dê o play no vídeo e confira as dicas.
AMÉRICA DO NORTE
ESTADOS UNIDOS
Mosaico Imagine: (Créditos: Wikipedia - User: Damzow), Edifício Dakota (Créditos: Wikipedia - User: Andrevruas), Strawberry Fields (Créditos: Wikipedia - User: Ingfbruno), Calçada da Fama |
Nova York - Edifício Dakota
O famoso edifício foi a última residência do casal Lennon e Yoko. John foi assassinado por seu fã, Mark David Chapman, na frente deste prédio em 1980.
Curiosidade: O prédio também serviu de locação para o filme Rosemary's Baby (O Bebê de Rosemary).
Nova York - Central Park - Memorial Strawberry Fields e Mosaico Imagine
A alguns passos do Edifício Dakota está uma grande homenagem póstuma a John Lennon. O Memorial Strawberry Fields é um espaço de 2,5 acres dentro do Central Park. Lá encontra-se o famoso mosaico Imagine.
Nova York - Aeroporto JFK - Placa comemorativa 50 anos de Beatles nos EUA
Em fevereiro de 2014, completaram 50 anos que os Beatles pisaram pela primeira vez na América. E como primeira parada, o Aeroporto Internacional JFK. A placa que homenageia a data está no Terminal 5 (TWA Flight Center).
Los Angeles - Calçada da Fama
Os Beatles (como banda) e cada um do quarteto já foram homenageados com sua própria estrela, na calçada mais famosa de Hollywood. Confira o endereço onde as estrelas estão:
Beatles - 7080 Hollywood Blvd.
John Lennon, George Harrison, Ringo Starr, Paul McCartney - 1750 Vine Street
Curiosidade: Por incrível que pareça, o último homenageado foi Sir Paul McCartney, que só ganhou seu pedacinho na calçada em 2012!
Los Angeles - George Harrison Tree
George Harrison morreu em 2001 em Los Angeles, e parece que a cidade não esqueceu de seu ídolo. A árvore original foi plantada em 2004, no Griffith Park.
Curiosidade: Em 2014 a árvore morreu devido a um ataque de besouros. Foi tão irônico que vários jornais destacaram desta forma, afinal a árvore do Beatle foi destruída por beetles. Em fevereiro de 2015, um novo pinheiro foi plantado.
Texas - Houston - Estátuas Gigantes
Estas incríveis estátuas dos Beatles, esculpidas pelo artista David Adickes, estão em Shepherd Drive e possuem cerca de 11 metros de altura cada! Vale a pena conferir.
Arkansas - Walnut Ridge - Beatles Park
Os Beatles
AMÉRICA DO SUL
ARGENTINA
Museu dos Beatles e Beatles Memo |
Buenos Aires - Museu dos Beatles
Rodolfo Vasquez é um argentino fã de Beatles e parte de sua incrível coleção particular virou museu. The Cavern Buenos Aires é um conjunto de salas com museu, teatro e bar temáticos, tudo sobre o Fab Four.
Rosário - Pub Beatles Memo
Localizado na cidade de Rosário, Beatles Memo é conhecido como "Pub Tributo" ao Beatles. Também possui uma grande memorabilia sobre a banda.
PERU
Lima - Estátua John Lennon
Ao lado do Oceano Pacífico encontra-se uma estátua de bronze de John Lennon, erguida em 2007. Em frente à estátua, um mosaico com a palavra "Imagine", inspirado no mosaico original situado no Central Park.
AMÉRICA CENTRAL
CUBA
Parque John Lennon (Créditos: Wikipedia - User: ZorphDark) |
Havana - Parque John Lennon
Em um dos bancos do parque está sentada a estátua de Lennon. Aos pés deste banco, em um pedaço de mármore está gravado: "Dirás que soy un soñador pero no soy el único".
Curiosidade: Segundo pesquisamos, o óculos do monumento já foi roubado tantas vezes que, hoje em dia, um segurança coloca (e retira) uma armação na estátua quando turistas querem tirar foto ao lado dela.
Varadero - Beatles Bar
Varadero é uma cidade litorânea de Cuba com ares de Caribe. Se passar por lá e curte um rock'n roll, visite o Beatles Bar. Música ao vivo e estátuas de bronze em homenagem à banda estão no pacote!
ÁSIA
ÍNDIA
Beatles no Rishikesh (Créditos: Paul Saltzman) |
Rishikesh - Beatles Ashram
A temporada que os Beatles passaram na Índia foi muito produtiva e também polêmica. O que restou desta visita foi o Ashram que os abrigou e que hoje em dia está abandonado. Mesmo assim é possível a visitação. Veja mais fotos aqui (Daily Mail).
MONGÓLIA
Mongólia - Ulaanbaatar (Ulan Bator) - Monumento aos Beatles
Ulan Bator é a capital da Mongólia e abriga uma bela homenagem ao Fab Four: uma parede com estátuas do grupo e atrás desta parede, um jovem tocando violão representando toda a juventude da Mongólia, dos anos 60-70, que imitava os Beatles e experimentava o gosto da liberdade, mesmo em uma sociedade tão fechada.
EUROPA
ALEMANHA
Beatles Platz (Créditos: Jivee Blau) |
Hamburgo - Beatles Platz
Hamburgo foi uma cidade muito importante no início da banda. Lá eles passaram uma temporada, ainda desconhecidos do grande público, e ao retornarem a Liverpool já tinham mais estilo, bagagem e experiência musical. Nada mais justo que Hamburgo homenageasse o grupo com uma praça bem localizada na cidade, rodeada por estátuas de cada integrante.
Hamburgo - Beatles Tour
Uma hora de tour na cidade de Hamburgo para visitar os lugares onde os Beatles passaram na época.
Halle (Saale) - Beatles Museum
Mais uma grande coleção que virou museu. Há também uma loja de souvenirs da banda.
BULGÁRIA
Sofia - John Lennon Memorial
O John Lennon Memorial foi inaugurado no 30º aniversário da morte do artista. Através dessas homenagens, percebe-se que povos de países que já foram governados por regimes totalitários têm um sentimento especial por John Lennon e o que ele representava: a liberdade e a paz.
CAZAQUISTÃO
Almaty - Estátuas de Bronze
O conjunto de estátuas de bronze, em torno de um banco de praça, foi inaugurado na montanha Kok Tobe em 2007.
ESPANHA
La Coruña - Estátua John Lennon
Erguida em 2008, esta estátua situa-se em Méndez Núñez Gardens. Todo dia 8 de dezembro, fãs cobrem o monumento com flores, relembrando a morte de John Lennon.
ESCÓCIA
Créditos: Trip Advisor |
Durness - John Lennon Memorial Garden
"In My Life" foi uma música que John Lennon escreveu inspirado na cidade de Durness, na Escócia, onde passava suas férias na infância. Neste jardim, é possível encontrar diversos trechos da canção.
HOLANDA
Bed-In for Peace (Créditos: Nationaal Archief) |
Amsterdam - Hotel Hilton - Quarto 702 (Bed-In)
O Bed-In foi o mais famoso protesto de Yoko e John. Após se casarem, foram passar a lua de mel em Amsterdam, no Hotel Hilton. Ao invés de pedir privacidade, o casal abriu as portas para a imprensa e passaram uma semana sentados na cama, clamando por paz mundial e pelo fim das guerras. Após isso, repetiram o protesto pacífico em Montreal, no Canadá.
Alkmaar - Beatles Museum
O museu é um projeto privado e abriga o trabalho combinado de dois inveterados fãs holandeses.
Curiosidade: o primeiro violão de John Lennon foi produzido na cidade de Alkmaar.
ISLÂNDIA
Créditos: Imagine Peace Tower |
Reykjavík - Imagine Peace Tower
A Torre Imagine a Paz, é um memorial oferecido por Yoko Ono a John Lennon. A torre consiste em 15 canhões de luz equipados com espelhos prismáticos que permitem que a coluna de luz alcance 4 quilômetros de altura. A torre é ligada todos os anos, de 9 de outubro (data de nascimento de John) até 8 de dezembro (dia da morte do artista). Ela também é acesa ao final de dezembro e no reveillon.
REPÚBLICA TCHECA
O muro atualmente (Créditos: Pmk58) |
Praga - Muro John Lennon
A homenagem no muro surgiu logo após o assassinato de John Lennon, em um país que ainda se chamava Tchecoslováquia. Na época, as autoridades comunistas desencorajavam os cidadãos a se expressarem artisticamente no muro - sem sucesso.
Curiosidade: em novembro de 2014, o muro foi apagado por um grupo de estudantes de arte. Claro que isso não foi bem recebido pela população e turistas, que logo recomeçaram a pintar as homenagens.
Praga - John Lennon Pub
Perto do Muro, você pode encontrar um pub que também homenageia o ex-Beatle.
RÚSSIA
Yekaterinburg (Ecaterimburgo) - The Beatles Monument
A parede, hoje coberta por grafites, abriga a silhueta do quarteto moldada em metal.
UCRÂNIA
Donetsk - The Beatles Monument
Ao lado do Liverpool Bar e Liverpool Hotel, em Donetsk você encontra esculturas em bronze dos Beatles.
INGLATERRA
Magical Mistery Tour em Liverpool |
Aqui adiantamos os tours guiados mais interessantes para se fazer nas cidades de Londres e Liverpool:
- London Beatles Walk - Você pode optar por quatro tours diferentes. Confira no link qual mais se encaixa com o que você quer ver. Veja também o London Rock Tour.
- Liverpool Magical Mystery Tour - Este nós fizemos e recomendamos. Leia mais no nosso roteiro sobre Liverpool.
LONDRES
• Abbey Road - Famosa rua que os Beatles atravessam na capa do LP homônimo à rua. IMPORTANTE! Desça na estação St. John’s Wood. A estação Abbey Road é em outro lugar (bem longe por sinal)
• Abbey Road Studio -Além de ficar em frente à famosa faixa de pedestres, o estúdio foi utilizado para a gravação de All You Need Is Love, que foi a primeira transmissão mundial ao vivo via satélite, em 1967.
• Royal Albert Hall - Em 1963 recebeu pela primeira vez os Beatles para um show transmitido ao vivo pela emissora BBC. Foi nesta apresentação que Paul conheceu sua ex-noiva, Jane Asher.
• London Palladium - Na Argyl Street, é considerado o local de nascimento da Beatlemania. Em 1963, os Beatles fizeram um show transmitido ao vivo pela TV para um público de 15 milhões de pessoas.
• Trident Studios - Na 17 St Anne’s Court. Lá foi gravado Hey Jude e outras músicas do White Álbum.
• Apple Boutique - Os Beatles tiveram uma loja de roupas na 94 Baker Street. Mas o empreendimento foi um fiasco e o que você verá por lá é um prédio comercial com menção da antiga loja numa placa.
• London Beatles Store - A loja exclusiva dos Beatles em Londres. Fica em 231 Baker Street.
• Edifício Apple Records - Localizado em 3 Saville Row, o topo do edifício abrigou o último show da banda.
• Estação Marylebone - As cenas de abertura do filme A Hard Day´s Night foram gravadas nesta estação de trem.
• Apartamento dos Beatles - Na 57 Green Street, o apartamento "L" no 4º andar, abrigou os quatro por um breve período em 1963.
• Apartamento de John e Yoko - Em 34 Montagu Square, o apartamento alugado por Ringo foi a primeira moradia de John e Yoko em Londres. É o lugar onde foram fotografados nus para o álbum Two Virgins.
• Casa de Paul McCartney - Em 7 Cavendish Avenue, a residência foi comprada por Macca em 1966 e ainda pertence a ele.
• Marylebone Register Office - Cartório de dois casamentos de McCartney: o 1º, com Lisa (1969) e o 2º, com Nancy (2011). O prédio está fechado para reformas com previsão de reabertura para 2017.
• British Library - A Biblioteca britânica abriga manuscritos de canções e cartas do quarteto.
• Hard Rock Cafe - Confira raros objetos dos Beatles: de canções escritas a mão por John Lennon ao cravo (instrumento de corda) que eles tocaram em vários álbuns.
LIVERPOOL
Cavern Club e The Beatles Story |
• Paróquia Anglicana St. Peter - Aqui Paul e John se conheceram na adolescência, em 1957.
• Túmulo de Eleanor Rigby - Este túmulo está na Paróquia St. Peter e, apesar de não confirmado, presume-se que daí saiu a personagem da música Eleanor Rigby.
• Casa da primeira infância de John Lennon - Os primeiros cinco anos de John foram vividos na modesta casa de número 9, em Newcastle Road. Está a dois blocos da Penny Lane.
• Mendips - Trata-se de uma casa em Menlove Avenue, onde John Lennon foi criado por sua tia Mimi. Agora é uma propriedade nacional aberta ao público. She Loves You foi escrita lá.
• Casa de Paul McCartney - A casa que o ex-Beatle morou na infância e adolescência, virou propriedade nacional e é aberta a visitações. Está na 20 Forthlin Road.
• Strawberry Field - Famoso pela música homônima, o lugar realmente existiu e hoje está abandonado. Resta seu portão vermelho imponente, provavelmente por onde John entrava para brincar com as crianças do orfanato.
• Penny Lane - A rua é parte de uma movimentada área comercial no cruzamento da Allerton Road e Smithdown Road. Vale tirar uma foto com a placa da rua.
• Cavern Club - O pub que a banda Beatles se apresentou oficialmente pela primeira vez. Saiba mais no nosso roteiro de Liverpool.
• Casbah Coffee Club - Casbah foi o lugar onde a banda se formou. Eles tocaram lá primeiro que no Cavern Club.
• The Beatles Story - O Beatles Story é o museu oficial da história dos Beatles. Confira a descrição no nosso roteiro.
• Hotel Hard's Day Night - É conhecido como o único hotel temático dos Beatles.
• John Lennon Peace Monument - Em outubro de 2010, Julian e Cynthia Lennon (respectivamente filho e ex-esposa de John Lennon) inauguraram o Monumento em homenagem ao 70º aniversário do artista. A escultura está no Parque Chavasse.
Saiba mais sobre Liverpool:
Roteiro: Liverpool em 2 dias (Inglaterra)
Informações úteis e dicas sobre Liverpool (Inglaterra)
Dica de hospedagem em Liverpool: Hoax Hostel
Esses foram os principais pontos turísticos sobre os Beatles que encontramos. Se você conhece mais algum escondido pelo mundo, avise-nos!
Bem interessante o post. Cravo é instrumento de teclas, e não de cordas. Li o seguinte relato de viagem e me chamou atenção, talvez gostem: http://goo.gl/r4hj07. Continuem!
ResponderExcluirOlá, agradecemos o comentário!
ExcluirQuanto ao instrumento, designamos como o piano, de tecla e também considerado de corda. Obrigada pela dica.