Você provavelmente nunca tenha ouvido falar de Trier, mas a cidade é um destino turístico bem conhecido entre os europeus. É conhecida por ser a cidade natal de Karl Marx, mas ainda mais por ser a cidade mais antiga da Alemanha. Ela foi fundada pelos romanos por volta de 15 a.C., e hoje em dia possui vários monumentos do período romano que são considerados Patrimônios Mundiais da Unesco. É uma mistura do romano com o tradicional alemão no mesmo lugar. Eu passei pela cidade fazendo um bate-volta saindo de Luxemburgo e fiquei encantada com a cidade, vale a pena conferir!
COMO CHEGAR
O jeito mais fácil de se chegar em Trier é indo de trem. As cidades conhecidas mais próximas são Luxemburgo, Köln (Colônia) e Frankfurt. Os trens partem de 1 em 1 hora de todas as três cidades. O trajeto leva 3h30 saindo de Frankfurt e 2h40 saindo de Köln. Nesses casos vale ficar mais um dia na cidade além do dia da chegada. Já saindo de Luxemburgo, o trajeto leva apenas 55 minutos, então é possível fazer um bate-volta sem precisar pernoitar em Trier.
O QUE FAZER
Em 1 dia dá pra conhecer todos os principais pontos turísticos da cidade. A maioria das atrações turísticas ficam próximas da estação de trem, e até as que estão mais distantes, não ficam tão longe assim. Então dá pra fazer quase tudo andando.
AVISO: são TANTOS lugares que são Patrimônios da Unesco em Trier, que ficaria meio repetitivo ficar avisando isso no texto toda hora, não é? Então tudo o que for Patrimônio Mundial da Unesco, terá um U de Unesco ao lado do título para indicar isso.
Porta Nigra U
O Porta Nigra é o cartão-postal de Trier. Foi construído pelos romanos no ano de 180 d.C. para ser a entrada da cidade. Inicialmente eram 4 portões cercando a cidade, mas somente o Porta Nigra permaneceu conservado até hoje.
Dreikönigenhaus
A Dreikönigenhaus é uma casa icônica da cidade que foi construída em 1230, quando o muro de proteção de Trier ainda não estava pronto. Na época, cada casa tinha que se proteger sozinha de ataques, então a porta de entrada da casa era aquela “janela” maior a direita, acessível somente usando uma escada. Tudo para dificultar a invasão. No local hoje, funciona um café.
Hauptmarkt
A pracinha central (Hauptmarkt) fica rodeada por prédios lindos! Todos muito bem conservados e de diferentes épocas da história. O destaque é para o Steipe (prédio branco da foto da direita), que era a antiga sala de banquetes da câmara municipal. Foi construido em 1483 e tinha funções cerimoniais.
Trierer Dom, Liebfrauenkirche e Konstantin-Basilika U
Fotos: Elton Dias (esquerda) e Heinz L.Boerder (direita) |
Römerbrücke U
É a ponte mais antiga da Alemanha, sua construção é datada no ano de 144 a 152. Pra falar a verdade, ela não super bonita, achei bem mais ou menos. Mas vale passar por aqui simplesmente pelo seu contexto histórico.
Karl-Marx-Haus
A casa onde Karl Marx nasceu em 5 de maio de 1818 é aberta à visitação. Hoje abriga um museu que guarda a sua biografia desde seu nascimento, passando por seus estudos e influências.
Barbarathermen U
Esse local era um banho romano enorme construído no século 2. Achei essa ruína um pouco sem graça. Tem pouca coisa pra se ver, pois o local não está muito conservado. Mas a entrada é gratuita, então por que não?
Kaiserthermen U
Existe mais um banho romano na cidade. O Kaiserthermen é um maiores do mundo, o tamanho é realmente impressionante. Infelizmente estava fechado para visitação quando eu fui, parecia estar em reforma, mas mesmo do lado de fora dá pra ver a grandiosidade da construção.
Estive em Trier por um fim de semana e AMEI a cidade! Sou suspeita pq adoro história, mas mesmo assim, como não amar essa Porta Nigra??? <3 Fiquei em um hotel grudadinho nela!
ResponderExcluir