GERAL:
- Liverpool é uma das principais cidades portuárias da Inglaterra e é considerada uma das cidades mais bonitas do país.
- A moeda local é Libra (em inglês, Pounds).
- Voltagem: 240 volts.
- Fuso horário: geralmente está 4 horas à frente de Brasília. Mas como Brasil e Inglaterra têm horário de verão, você pode conferir aqui a hora exata de Liverpool.
- Temperatura: fomos para Liverpool em setembro e o tempo estava pra lá de agradável. De dia nem precisamos de casaco. Veja abaixo a tabela de medidas de temperatura ao longo do ano:
Fonte: Wikipedia |
COMPRAS:
- Nós não imaginávamos que o comércio de Liverpool seria tão surpreendente. Todas as lojas que se encontram nas grandes cidades da Europa, também são achadas lá. Em belos e elegantes calçadões, estão a maior parte dessas loja, shoppings e restaurantes. Destacamos:
- Metquarter - O shopping das lojas caras e grifes famosas, na Whitechapel Street.
- Liverpool One - O shopping das marcas que adoramos: Topshop, Primark, entre outros.
- Ruas Church e Matthew têm lojas de todos os tipos, desde departamentos até boutiques. Vale à pena a caminhada. - Sobre souvenirs de Beatles, não precisamos indicar algum lugar. Você facilmente achará por toda a cidade. Canecas, bonecos, bolsas, óculos estilo John Lennon, roupas... tudo, tudo mesmo para deixar qualquer beatlemaníaco na miséria, yeah yeah yeah!
MEDIDAS DE ROUPAS E SAPATOS:
- Dica: leve anotado todas suas medidas caso venha a comprar algo. Facilita muito e você não perde tempo tentando adivinhar seu número! O tamanho é padrão europeu. Acesse a tabela da Folha de São Paulo e confira seus números.
TRANSPORTE:
- PARA CHEGAR A LIVERPOOL DE TREM:Liverpool fica a (no mínimo) 2 horas de Edimburgo e de Londres. Compramos a passagem uns dois dias antes da partida, é bem tranquilo! Pesquisamos pela Go Euro e novamente escolhemos a Virgin Trains. Todos os trens desembarcam na estação Lime Street, que fica é próximo de onde nos hospedamos.
- PARA CHEGAR A LIVERPOOL DE AVIÃO:É muito mais prático ir de trem ou ônibus, quando já está dentro da Europa. Mas caso precise chegar a Liverpool de avião, você descerá no Liverpool John Lennon Airport. Você pode se informar melhor como chegar ou sair do aeroporto para a cidade, clicando aqui.
- TRANSPORTE PÚBLICO EM LIVERPOOL:Sério, não é para tanto! Tudo conseguimos fazer a pé, exceto o tour Magical Mystery Tour que falamos AQUI. Se por algum motivo você precise usar o transporte público, clique aqui e informe-se melhor.
A CIDADE:
- A cidade respira Beatles e Liverpool Football Club. Apesar do grande peso histórico de Liverpool, esses dois filhos da cidade a colocaram no mapa e trazem muitos turistas, todos os anos.
- Liverpool foi o porto de registro do Titanic. Na cidade você encontra algumas homenagens e referências, como o Titanic Hotel e o Engineers' Memorial. Atualmente, o Museu Marítimo expõe "Titanic e Liverpool: a história não contada". Uma curiosidade é que 1 entre 10 pessoas da tripulação do navio era de Merseyside (região do Rio Mersey), incluindo os dois que avistaram o iceberg que bateu na embarcação.
- Merseyside Derby é um campeonato de dois. Os times com a maior rivalidade da cidade, Liverpool e Everton, enfrentam-se neste campeonato que é um dos mais antigos do mundo.
- É uma cidade diversificada demograficamente. A mais antiga comunidade chinesa na Europa está em Liverpool, por exemplo.
- A orla do Rio Mersey tem uma paisagem estonteante e concentra algumas das maiores atrações da cidade.
- Não existem tantos turistas quanto nas grandes cidades. E menos ainda, turistas que não sejam super fanáticos por Beatles (nosso caso).
- É uma das cidades mais baratas que passamos por esta viagem. Desde acomodações, à comida, bebida e passeios, Liverpool oferece bastante variedade a preços acessíveis.
- Não tivemos sorte com bares, pubs e nighclubs. Apesar de sempre abertos, eles sempre estavam vazios. Acreditamos que seja porque fomos em dia de semana.
LIVERPUDLIANS/SCOUSES
- Os nomes acima são como são chamadas as pessoas que nascem em Liverpool.
- O povo é tão lindo e fofo quanto a cidade. São pessoas solícitas e amáveis que estão sempre dispostas a te ajudar.
- Scouse também é um prato tradicional de Liverpool e consiste em um ensopado bem encorpado, com carne e batata. Veja a receita aqui.
- Sotaque: socorro! Não entendemos nada do que eles falam. Para quem está acostumado com inglês americano ou londrino, vai sofrer um pouco. É mais ou menos isso:
Para saber um pouco mais sobre Liverpool e o que fazer enquanto estiver lá, confira já nosso ROTEIRINHO especial sobre esta fantástica cidade!
Posts relacionados:
Nenhum comentário:
Postar um comentário