Gent (ou Ghent) é uma simpática cidadezinha belga com ares medievais próxima de Bruxelas que merece ser visitada. Hoje ela é chamada de "cidadezinha", mas no passado (entre o ano de 1000 e 1550), ela foi uma das cidades mais importantes da Europa, maior até que Londres!
Conhecer Gent (e também Bruges), é uma passagem praticamente obrigatória no roteiro de quem está visitando Bruxelas. Como a cidade é pequena e fica a menos de 1 hora de viagem de Bruxelas, a maioria das pessoas que visita a cidade fazem bate-volta.
Como chegar
O jeito mais fácil de se chegar é indo de trem. Os trens partem mais ou menos a cada 30 minutos das principais estações de trem de Bruxelas, e o trajeto até lá leva aproximadamente 50 minutos. O centro de Gent é um pouco distante das estações de trem, por volta de 1,5 km de distância, então desça na estação Gent-Sint-Pieter e pegue um tram (espécie de bonde elétrico) até o centro se você não quiser ir andando. Se você não se importar em caminhar (em torno de 20 minutos), desça na estação Gent-Dampoort. Mas lembre-se em ter um mapa com você, pois o trajeto não é muito bem sinalizado.
O que fazer
Em 1 dia dá pra conhecer todos os principais pontos turísticos da cidade. A maioria das atrações turísticas fica concentrada no centro, e até as que estão mais distantes, não ficam tão longe quanto se pode imaginar.
Sint Niklaaskerk
A Sint Niklaaskerk (ou Igreja de Saint Nicholas) foi construída no século 13, e é um dos marcos mais antigos de Gent.
Belfort
Fotos: Donarreiskoffer e Maros |
O campanário, conhecido como Belfort (ou Belfry), é o simbolo da autonomia e independência da cidade. São 91 metros de altura e 366 degraus até o topo, mas todo esforço vale a pena. De lá é possível ter uma vista panorâmica da cidade.
Graslei e Korenlei
Graslei e Korenlei são 2 ruas que beiram o rio Leie. Graslei fica de um lado do rio, e Korelei do outro. A região era um antigo porto medieval, o principal da cidade, e hoje é uma das áreas mais bonitas de Gent. Nessa área se encontram vários restaurantes, bares, cafés e algumas lojinhas. Como dizem os locais, é o coração da cidade!
Sint-Michielsbrug
A Sint-Michielsbrug é uma ponte medieval que liga Graslei e Korenlei, e é daqui que se tem a melhor vista dos 2 lados. Aliás, na minha opinião, é a melhor vista de Gent! Dá uma olhada no 360º acima e tire as suas conclusões.
Het Gravensteen
O Het Gravensteen (Castelo dos Condes) foi construído 1180. Já foi a casa da realeza, um tribunal e uma prisão. Foi restaurado em 1885 e hoje abriga o Museu da Tortura. Pode parecer pesado, mas o acervo é bem interessante: guilhotinas, armaduras, armas, instrumentos de tortura, enfim, tem um pouco de tudo. Além disso, do alto do castelo se tem uma vista panorâmica incrível da cidade.
Patershol
Foto: visit.gent.be |
Sint-Baafskathedraal + Adoração do Cordeiro Místico
Foto: Mylius |
A Sint-Baafskathedraal (ou Saint Bavo's Cathedral) é uma catedral gótica que abriga a famosa obra “Adoração do Cordeiro Místico”, dos irmãos Van Eyck. Com sua torre de 89 metros de altura, a catedral é um ícone da cidade.
Vale muito a pena reservar um dia para conhecer essa charmosa cidade medieval a menos de 60 km de Bruxelas, Não perca!