E se o país já é um dos menores do mundo, o que dirá sua capital. Por isso, 1 dia é suficiente para conhecer bem a cidade. Mas se você tem um dia sobrando, vale ficar 2 dias e fazer um bate-volta para Trier, na Alemanha, foi o que a Tati fez.
Curiosidade: apesar do francês, alemão e luxemburguês serem as línguas oficiais do país, não estranhe quando ouvir (frequentemente) a língua portuguesa na cidade. Isso porque muitos portugueses migraram para lá na década de 1960 atrás do "sonho luxemburguês", afinal o país tem a maior renda per capita do mundo.
Vamos viajar? :)
O que fazer em Luxemburgo
Palácio Grand Ducal
É a residência oficial do Grão-Duque de Luxemburgo. Não parece tanto um palácio (fica no meio da cidade) e a troca de guarda é praticamente na calçada. A troca não é pomposa como a do Palácio de Buckingham, mas é valido dar uma olhada.
Chocolate House
A Chocolate House é parada obrigatória para quem ama chocolate quente. A variedade é infinita, tanto de leite (leite integral, leite light, leite sem lactose, leite de soja etc.) e os chocolates a serem misturados também. Eles vêm nessa pá de sorvete e você mesmo mistura no seu leite quente. Este da foto tem uma ampolinha de conhaque. Consegue imaginar a delícia disso? Aproveite que estará em frente ao Palácio e assista à troca de guarda tomando seu chocolate.
Catedral de Notre-Dame de Luxemburgo
A Catedral de Notre-Dame foi construída no século XVI. A arquitetura em pedra e seu interior atrai muitos visitantes.
Praças: Place Guillaume, Place d’Armes e Place de la Constitution
Créditos: Place Guillaume (Cayambe), Place d’Armes (Wikipedia) e Place de la Constitution |
.
São 3 praças principais na cidade. A Place Guillaume é onde fica a prefeitura e o centro de informações turísticas (vale passar por lá e pegar um mapa de graça), e também é famosa por sua feira livre (às quartas-feiras e aos sábados). A Place d’Armes é uma área cheia de restaurantes e lojas, e é onde fica o Palácio Municipal da cidade. É comum ver shows ao vivo por lá, e em dezembro acontece uma feirinha de Natal incrível. A Place de la Constitution é onde fica o famoso monumento da Gëlle Fra, que simboliza a liberdade e a resistência do povo luxemburguês durante a guerra. E daqui dessa praça se tem uma vista ótima da Pont Adolphe.
Casemates de Bock e Casemates de Pétrusse
O Castelo Bock é uma grande fortaleza onde os casemates, túneis subterrâneos que escondiam soldados, cavalos e mais, ainda sobrevivem. É dado um mapinha na entrada, o que é útil pois são incontáveis corredores/túneis escavados na pedra com várias ramificações, um verdadeiro labirinto. Tem alguns corredores que chegam a ficar bem apertados e úmidos, se você for claustrofóbico lembre-se disso! Mas a parte mais legal são os vários buracos na lateral que dão vista para o lado de fora.
Já o Casemate de Pétrusse está temporariamente fechado, mas se quando você for estiver aberto, também é válido visitar, com suas cavernas, escadarias e vistas imperdíveis. Existe tour guiado para conhecer ainda mais as histórias das conhecidas casematas.
Le Grund - Centro Histórico (Patrimônio UNESCO)
O ruim de pessoas que não sabem ler mapa (euzinha), não diferenciam a parte baixa e a parte alta, e aí se errar um caminho você vai andar muito, subir um morro praticamente. Então, prepare seu bom humor para possíveis erros nos seus planos. E Le Grund faz parte da cidade baixa/ centro histórico. Por lá você tem acesso ao Rio Alzette e a casas construídas em pedras. Tudo com um ar extremamente pitoresco e histórico. Possui dois restaurantes com estrela Michelin e também é famoso pela vida noturna, com bares e baladas.
DICA: Existem 2 lugares, de onde é possível ter aquela vista linda das casinhas de contos de fadas do bairro de Grund (visto na primeira foto do post): da sacada de Chemin de la Corniche e do Plateau du Saint Esprit. É bem fácil de encontrar esses lugares, existem plaquinhas indicando o caminho em todo o canto.
Biblioteca Nacional de Luxemburgo
A principal biblioteca do país de Luxemburgo fica em um prédio histórico. Guarda um acervo de mais de 1 milhão de documentos.
Ponte Adolfo (Pont Adolphe)
Com certeza é uma ponte que vai te chamar atenção pela arquitetura, altura e imponência. Atravessa o Rio Pétrusse e é considerado um símbolo não-oficial da independência de Luxemburgo. Você pode ter uma vista incrível para a ponte da sacada da Place de la Constitution.
COMO CHEGAR A LUXEMBURGO
Há uma Estação Central junto ao terminal de ônibus em Luxemburgo. Saí de Bruxelas de ônibus, apesar de ter comprado passagem de trem (vai entender). Mas a viagem é curta, por volta de 3 horas de trajeto. Também é possível ir de Paris para Luxemburgo, a viagem é mais curta ainda, e leva por volta de 2h20 de trem. Chegando lá, tem um grande posto de informação ao turista e eles são muito solícitos em ajudar. Eu perguntei como poderia chegar no meu Hostel, e o atendente riscou todo o mapa pra mim, fiquei mais segura para poder chegar lá de ônibus.
ONDE SE HOSPEDAR
Fiquei no Luxembourg City Youth Hostel, que é da rede de albergues mais famosa do mundo. Este é o único hostel da cidade e é um modelo de hospedagem. Super bem estruturado, desde os quartos ao café da manhã. Apesar de ser chamado Albergue da Juventude, você pode também encontrar muitos idosos e crianças. Isso dá uma aura familiar e gostosa ao lugar.
Posts relacionados