segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Roteiro: o que fazer em Amsterdam (Holanda)

2016 começa hoje para o Oyster's World. Então, feliz 2016!
Para começar com pé direito, vamos falar sobre Amsterdam, lugar que já estivemos duas vezes e é sempre marcante.



COMO CHEGAR?
Duas das três vezes que pisei na Europa, entrei por Amsterdam.Viajei com a KLM, que nós duas consideramos uma das melhores companhias aéreas que já voamos. São aproximadamente 11 horas de voo (direto) até o Aeroporto Amsterdam Schipol.
Para sair do aeroporto, recomendamos pegar ônibus ou trem, dependendo do bairro que irá se hospedar. O bom é que o trem sai de dentro próprio aeroporto. Existe boa sinalização para a entrada da estação e também para comprar a passagem.
Geralmente os turistas descem em Amsterdam Centraal (estação central), porque lá se concentra boa parte da hotelaria de Amsterdam. Confira onde será sua hospedagem, geralmente os hotéis/hostels deixam dicas de trajeto no próprio site.
Se você já estiver pela Europa e quiser chegar de trem, passará por algumas estações da região de Amsterdam. E de ônibus, existe saída da Amsterdam Centraal e da estação Amsterdam Sloterdijk.

HOSPEDAGEM
Quer ficar nos melhores/mais bem localizados albergues de Amsterdam? Reserve o quanto antes, eles são muito disputados! Não sei se acontece o mesmo com hotéis, mas acredito que sim. Planeje-se ou fique longe do burburinho (se bem que em Amsterdam tudo é relativamente perto).
3 lugares que já me hospedei por lá:
1. StayOkay Vondelpark Hostel (mais perto do centro e colado no melhor parque da cidade)
2. StayOkay Zeeburg Hostel (da mesma rede. Afastado, mas de fácil acesso)
3. Meininger Hotel Amsterdam City West (bem perto da estação Amsterdam Sloterdijk, logo longe do centro, mas de fácil acesso).

ROTEIRO
Cruzeiro pelos Canais [Amsterdam Centraal]
O legal desse passeio é ver Amsterdam do ponto de vista dos canais. Além de apreciar a arquitetura única da Holanda, observamos as casas-barco e as pessoas dentro dela (não contenha seu lado stalker), vemos pontes e passagens importantes da cidade. É recomendado ir no fim da tarde, ao pôr do sol, por ser considerado o melhor horário, com as luzes começando a iluminar a cidade. Os barcos saem na região de Amsterdam Centraal e não há necessidade de comprar o ticket com antecedência.
Confira mais informações em: www.amsterdamcanalcruises.nl

Museu do Sexo (Sexmuseum Amsterdam Venustempel) [Amsterdam Centraal/ Dam Square]
Amsterdam para leigos é sinônimo de sexo (Red Light District) e maconha. Não é só isso, mas também esta fama é real. O Museu do Sexo então é um passeio essencial e interessante até mesmo para entender a história da cidade. Também existe um acervo rico de pinturas, esculturas e fotos. É interessante conferir as centenas de fotos pornográficas do século XVIII e XIX e se surpreender como o ser humano é safadinho desde os “primórdios”.

Confira mais informações em: www.sexmuseumamsterdam.nl

Tour de Bike [Amsterdam Centraal]
Amsterdam é a cidade das bicicletas. É maravilhoso ver a organização do trânsito das bikes e como as regras funcionam perfeitamente. Nós brasileiros estamos acostumados a usar a bicicleta apenas para lazer e andar de magrela em Amsterdam pode não parecer tão fácil. Por isso, peguei o tour de bike que sai de Amsterdam Centraal às sextas-feiras, sábados e domingos. São duas horas de passeio e cruzamos toda a cidade, parando para as explicações dos pontos turísticos e locais "lado B" pelo guia. Vale o que se paga (quase 20 euros).
Duas paradas no tour: Magere Brug (à esquerda) e escultura O Grito, em Oosterpark (à direita)


Confira mais informações em: amsterdamcitytours.rezgo.com

Museu Casa de Anne Frank (Anne Frank Huis) [Canal Prinsengracht]
A casa (sótão) que Anne Frank e sua família moraram em Amsterdam está em parte conservada e aberta à visitação. Prepare-se para se emocionar muito. Mas chegue cedo, as filas se formam muito rápido!
Não podemos tirar fotos lá dentro :(

Confira mais informações em: www.annefrank.org

Vondelpark
O maior e mais famoso parque de Amsterdam. Impossível conhecê-lo todo de uma só vez. Lá acontece um festival de cinema gratuito no verão.
Foto de: Felipek (Wikipedia)

Confira mais informações em: www.holland.com

Van Gogh Museum [Museuplein]
Van Gogh é um dos filhos pródigos da Holanda e tem um museu dedicado a suas obras. Fica em frente ao Museu Rijksmuseum e às letras de I AMsterdam.
Confira mais informações em: www.vangoghmuseum.nl

I AMsterdam letters [Museuplein]
As já tradicionais letras de I AMsterdam (jogo de palavras que significa “Eu amo Amsterdam), ficam em frente ao Museu Rijksmuseum. Vale chegar cedo para tirar fotos sem "intrusos". No inverno, o lago artificial em frente às letras é transformado em uma pista de gelo.
PS: Existe outros dois letreiros em Amsterdam: um itinerante pela cidade e outro no aeroporto de Schipol.



Confira mais informações em: www.iamsterdam.com

Cervejaria Heineken (Heineken Brouwerij)
Queridinha (dos estrangeiros) das cervejas holandesas, a Heineken possui em sua própria sede a chamada Heineken Experience, um dos passeios mais procurados pelos turistas. É como um museu interativo, onde se passa pela pela fundação da cervejaria, publicidade da marca, observar e experimentar todo o processo de fabricação, aprender a tirar um chopp Heineken perfeitamente e terminar num bar super descolado. Você tem direito a dois chopps, mas fique na área da “escolinha” de tirar chopp que você pode beber todos os chopps tirados “errados”. Chopp é chopp né, gente?

Confira mais informações em: www.heineken.com

Dam Square
O berço de Amsterdam. Hoje é uma praça super movimentada com seus bares, lojas de marcas famosas, museus, Madame Tussauds, o Palácio Real e muito mais.
Curiosidade: o Dam é um nome derivado de sua própria função original: uma barragem (dam) do Rio Amstel, o que também dá o nome da cidade (Amstelredamme).

Vlaams Friteshuis
Europeus amam batata-frita e com os holandeses não seria diferente. Se você topa uma fritura como almoço ou um grande lanche, vale a pena dar uma passadinha lá e pegar seu cone.
Confira mais informações em: www.tripadvisor.com.br

Bloemenmarkt (Feira das Flores)
Feira das flores, com grande destaque para as tulipas. Você pode até comprar sementes para plantar depois, mas não tenho certeza se a imigração pode barrar isso na volta.
Confira mais informações em: www.amsterdam.info

Red Light District
Particularmente para mim não existe nada fetichista em visitar o distrito da Luz Vermelha. A cena é (à noite): prostitutas em suas casinhas se exibindo (outras apenas sentadas) na vitrine. Do lado turistas, muito turistas, até turistas japoneses enfileirados com suas câmeras no pescoço. Vale lembrar que câmeras não devem ser usadas, seguranças estão lá com olhos de lince em cima de quem tenta tirar foto por lá. Não tente dar uma de esperto.
Confira mais informações em: www.amsterdam.info

The Nine Streets 
A área mais famosa de compras de Amsterdam. Como o próprio nome diz, são 9 ruas de shopping ao céu aberto.
Confira mais informações em: www.theninestreets.com

Bulldog Café
Sabemos que a Holanda é “legalize” mas não é permitido fumar em qualquer lugar. Os cafés são os únicos lugares públicos que é permitido o uso de maconha e derivados. Querendo ou não, os cafés são pontos turísticos e o Bulldog é o mais procurado pelos turistas. Atenção: não coma um space cake (cupcake de chocolate + marijuana) inteiro sozinho, o barato é forte!


Confira mais informações em: www.thebulldog.com

Openbare Bibliotheek
Além de ser uma Biblioteca Pública super completa e moderna, ela tem uma das melhores vistas da cidade. Suba até o último andar e confira essa vista da foto abaixo! Vale a visita!


Confira mais informações em: www.oba.nl

Winkel 43
O Winkel 43 tem a fama de ser a melhor torta de maçã (appeltaart) de Amsterdam! Essa foi uma dica que vimos no blog Ducs Amsterdam, e não podíamos deixar de conferir, claro! O lugar é pequeno e disputado, então dependendo do horário você vai precisar esperar uns minutinhos pra conseguir sentar. Mas tenha paciência, vale a pena a espera!
Confira mais informações em: www.tripadvisor.com.br

Canal Brouwersgracht
O que não faltam em Amsterdam são canais. Para quem não sabe os Países Baixos (Holanda) não têm esse nome por acaso. Eles ficam abaixo do nível do mar. Então água é o que não falta e realmente precisa ser drenada a cada chuva, para não alagar as cidades (aí que entra uma das funcionalidades dos moinhos). Mas se quiser ir a um específico indicado nos guias turísticos, vá ao Brouwersgracht. É ideal para quem gosta de tirar fotos maravilhosas.

Confira mais informações em: www.tripadvisor.com.br

Keukenhof (Jardim das Tulipas)
Não é exatamente em Amsterdam, mas é uma atração imperdível. Em 2016, o jardim abre 24 de março e fica aberto até o dia 16 de maio.
Autor: Bùi Thụy Đào Nguyên (Wikipedia)



Confira mais informações em: www.keukenhof.nl

Bate-voltas a partir de Amsterdam
Caso você tenha alguns dias sobrando, vale super a pena visitar outras cidades próximas, indo e voltando no mesmo dia para Amsterdam. Nós fizemos 3 bate-voltas durante nossa viagem: Harlem, Muiden e Zaanse Schans. Todos os 3 são viagens curtíssimas de trem ou ônibus. Fizemos posts contando como foi, confira nos links relacionados abaixo.

Esperamos que estas informações sejam úteis para sua primeira viagem à Amsterdam. Sentiu falta de algo? Escreva pra gente. :)


Posts relacionados
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...