terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Haarlem: bate-volta a partir de Amsterdam

A Holanda é um país super pequeno, às vezes o tempo que se leva para chegar em alguma cidade vizinha é menor do que o tempo que a gente leva de casa até o trabalho aqui em São Paulo (ou qualquer outra metrópole no Brasil). Por esse motivo, é muito comum as pessoas usarem Amsterdam de base e fazer vários bate-voltas a partir de lá.

Uma das cidades mais populares para se fazer esses bate-voltas saindo de Amsterdam, é a charmosa Haarlem. Uma cidadezinha de apenas 30 km² e 155.000 habitantes, que fica a 15 minutos de Amsterdam.






COMO CHEGAR
O jeito mais fácil de se chegar lá é indo de trem. Os trens partem de 10 em 10 minutos da estação central de Amsterdam (Amsterdam Centraal). O trajeto leva apenas 15 minutos e custa €4,10 (ou €8,20 ida e volta). Para mais informações, consultem o site da companhia NS.

O QUE FAZER
A impressão que eu tenho de Haarlem é que ela é uma mini Amsterdam, só que mais calma e sem os milhões de turistas por todos os lados. E isso pra mim é PERFEITO! Dá pra ver tudo em metade de um dia. Eu cheguei umas 9h30 e fui embora umas 14h de lá, para ter uma ideia. Todas as atrações turísticas ficam próximas da estação de trem e do centro, então dá para fazer tudo caminhando.
O primeiro lugar que eu fui ver logo que eu cheguei foi o super famoso moinho de Haarlem, o Molen De Adriaan. Ele fica bem na beira do rio Spaarne, o que torna a vista ainda mais bonita! É possível fazer um tour guiado de 45 minutos dentro dele. Confira antes no site os dias e horários em que o moinho está aberto a visitação.



De lá, segui para o Amsterdamse Poort. É uma parte do que sobrou do antigo portão da cidade que foi construído por volta do ano de 1400. Não dá pra entrar nele, mas vale dar uma passadinha lá só pra ver, ele fica perto do moinho.



Agora partindo para o centro da Haarlem, é obrigatório passar na Grote Markt, a praça central da cidade. Nessa área você encontra grande parte das atrações turísticas todas juntas. A principal é a Grote Kerk, uma catedral construída entre os séculos XIV e XV. Do lado da catedral você encontra o Vlesshal, um antigo meat market, contruído em 1603, que hoje abriga 2 museus. Do outro lado da praça, está a Stadhuis (prefeitura), cuja construção é datada do ano de 1602. Sem contar que em volta da Grote Markt, você encontra várias ruazinhas comerciais, com muitas lojas, bares, cafés e restaurantes legais. Dá pra bater perna em volta de toda essa área.


E pra fechar o dia, não dá pra ir pra Haarlem e não passar na Jopenkerk, a cervejaria mais famosa da cidade. A cervejaria da Jopen (cerveja local) fica em um local que antigamente era uma igreja. Ela é chamada de Jopenkerk por motivos óbvios. Pra quem não sabe, "kerk" significa igreja em holandês. A Jopenkerk é um café, um bar e um restaurante, tudo junto e misturado ao mesmo tempo. Não só a cerveja é ótima, a comida também! Dá pra ter uma visão 360º do local aqui.


Tirando os lugares turísticos básicos, também vale dar uma volta no canal Niewe Gracht ou no rio Spaarne. Ou até se perder nas ruas estreitas da cidade mais afastadas do centro. Cada vielinha de Haarlem tem um charme especial.

Haarlem é uma cidade pequena, mas é um pecado deixar ela de fora do seu roteiro se estiver passando por Amsterdam. Super vale a pena sair daquela loucura (no bom sentido) por algumas horinhas e conhecer essa cidade aconchegante, simpática e pacata. Vem!


Posts relacionados
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...